
Título: CICLO DE OFICINAS LIVRES – IMPROVÁVEL PRODUÇÕES – PRÁTICAS DE TRANSBORDAMENTO
Linguagem: Dança contemporânea
Público alvo: Profissionais e estudantes das danças, teatro, música e interessados
Resumo:
Partindo de uma leitura singular de alguns princípios do Training desenvolvido por Jerzy Grotowski e do Contato Improvisação, as coreógrafas e diretoras Marcela Levi e Lucía Russo, fundadoras e diretoras da Improvável Produções – lugar nômade de formação, pesquisa e criação -, propõem partilhar metodologias de trabalho desenvolvidas ao longo dos últimos 11 anos.
A oficina “Práticas de transbordamento” coloca em jogo noções aparentemente não compatíveis como excesso e prática, rigor e explosão. Levi e Russo, através de suas criações, cujos processos são deliberadamente longos, defendem a forja diária que transforma e articula corporeidades outras e dramaturgias que exalam contradições e ambiguidades. Para isso, apostam no que é vivo, ou seja, fragmentário e incompleto. Fragmentar o corpo para articulá-lo, para liberar a sua potência de relação. Ser mais de um. SeRelação.
Movemos porque dobramos e o que nos permite dobrar são as articulações. As articulações nos permitem mover, elas são muitas e podemos trabalhar para que sejam mobilizadas, ao mesmo tempo, em direções e ritmos diferentes. Polirritmia. Corpo-sinfonia. Esse trabalho é um desdobramento dos “plásticos” do Training.
Já o Contato Improvisação nos oferece um legado: não estamos sozinhos, movemos porque apoiamos e somos superfície de apoio. O movimento surge do encontro entre duas ou mais massas visíveis e invisíveis: ares, temperaturas, sons. Sem outros não há movimento. Aqui o chão é o nosso maior parceiro de trabalho.
Trabalharemos na interdependência da prática e da teoria. Vamos fazer a prática nos falar e a fala praticar. Trabalhamos com a repetição, ou melhor, com a frequência. Passaremos pelos mesmos exercícios uma e outra vez sem deixar de desconhecê-los.
Histórico da Companhia:
Em 2010, as coreógrafas Marcela Levi (Rio de Janeiro, Brasil) e Lucía Russo (Patagônia, Argentina) fundaram, no Rio de Janeiro, a Improvável Produções, um lugar nômade de formação, pesquisa e criação. Levi & Russo apostam em uma direção polifônica em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva e não como polaridades auto excludentes.
O trabalho da Improvável vai ao encontro de uma estética experimental que surge de um encontro singular com os impasses da sociedade brasileira. Aí reside um esforço rigoroso em, em vez de sucumbir, transformar os embaraços e as tensões na própria matéria de uma produção artística.
A Improvável é responsável, entre outros, pela concepção, criação e produção das peças de dança “Natureza Monstruosa” (Fomento à Dança, SMC RJ, 2011 + Iberescena 2011 + Circuito Estadual das Artes, SEC 2012); “Mordedores” incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2015 (Coprodução Iberescena / Funarte 2014 + Fomento a Cultura Carioca 2014 | SMC + Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, 2015); “Boca de Ferro” incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2018 e indicado ao Prêmio Cesgranrio de Dança nas categorias “melhor coreografia” e “melhor bailarino”, “Deixa Arder” incluído na lista do jornal O Globo como um dos espetáculos de dança de destaque em 2017, “HARM-ONY” coprodução fundo Iberescena/Funarte e NAVE (Santiago do Chile) e “c h ãO | grrRoUNd” coprodução Kunstenfestivaldesarts, Kaaitheater, Julidans, Pact Zollverein e Something Great; pela intervenção urbana “Sandwalk with me” desenvolvida entre Londres e Rio de Janeiro com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e com a coprodução do Festival Panorama 2013; pela leitura coletiva “Palavras Dadas” (2021) com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc e pelo filme “curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto” (2021) coproduzido pelo Panorama Raft. Paralelamente ao núcleo de criação, Levi & Russo orientam workshops em centros de arte e universidades no Brasil e no exterior.
Serviço
Data: 26/02/2022
Horário: 10h
Classificação: LIVRE
Duração: 2h
Programação presencial
Número de vagas: 20 vagas
Gratuito
Inscrição: https://forms.gle/vJwiUc5LVhMVyhUD7
