Midiateca em Movimento: O Corpo Conta e Dança | Anani Sanouvi

 

Linguagem: Dança

Público alvo: Público geral

Resumo: A “Midiateca em Movimento: O Corpo Conta e Dança” propõe uma experiência sensorial e lúdica de contar-encarnar histórias e seus afetos através do movimento, do corpo, da dança. Trata-se de tecer no “Corpo” um território de atravessamentos históricos, culturais, mitológicos, filosóficos, emocionais, oníricos e ancestrais. O corpo ao (re)contar suas narrativas possibilita sua reconfiguração, potencializando e evocando outros sentidos, formas e forças.

Sinopse: O segundo ciclo do projeto “O Corpo Conta e Dança” terá a participação de convidados nacionais e internacionais que compartilharão histórias a partir do corpo e suas memórias, tecendo/evocando/encarnando diversas culturas, suas mitologias e energias. O público será convidado a vivências sensoriais diversas, onde o invisível se torne visível, potencializando diferentes estados do ser. Os encontros acontecerão na Midiateca do Centro Coreográfico e serão mediados por Cláudia Petrina.

O encontro do dia 18 será com o convidado Anani D. Sanouvi, da Etnia Éwé-Notsè-Togo-Oeste da África. Artista mix mídia, coreógrafo e educador. Sanouvi nasceu no Togo, cresceu no Gabão, morou no Senegal, Bélgica, Holanda e atualmente reside no Brasil. Seu trabalho questiona o trânsito entre a contemporaneidade e as linguagens ancestrais nas relações entre arte, política e espiritualidade. Além de colaborar com artistas do calibre de Peter Sellars e Anne Teresa De Keersmaeker, ele é co-fundador e co-diretor da Cia Kawin, cujo repertório possui mais de 10 criações integrando dança, arte sonora e cenografia digital. Com uma linguagem de movimento própria, Sanouvi desenvolveu métodos de criação e ensino – a partir de essências de danças matrimoniais africanas fundamentadas em práticas e perspectivas animistas – chamados Agama-Fo e Ndee Konou. Laureado pela Unesco, África Center, Fundação Sacatar e Prêmio Rolex Mentor & Protégé, suas criações, oficinas, palestras e colaborações artísticas tem ocorrido em diversos teatros, festivais, museus e centros culturais na Europa, África e Brasil. As performers são: Thays de Almeida Espíndola.  ( Graduando em Psicologia UFF Rio das Ostras ), Lucrecia Raquel Greco ( Professora de Antropologia,   – UFBA Bahia, Mãe) e Priscila Dias Caldas ( Graduada / Atuante em Psicologia UFF Rio das Ostras – transplantada).

Ficha Técnica:

Realização Midiateca do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Mediadora: Cláudia Petrina

Serviço:

Data: 18 de novembro

Horário:  Quinta-Feira às 14h

Classificação: a partir dos 16 anos

Duração: 1h e 30 min

Informações: centrocoreografico.cultura@gmail.com

Programação Presencial 

Valor do Ingresso:  gratuito

Público esperado: 15 pessoas ()

Local de venda: distribuição de senha 1 hora antes do evento

Deixe um comentário