Pensar dança desde a criação e concepção da pesquisa por dançarinas em cadeira de rodas

Nesta conversa, dançarinas em cadeiras de rodas partilharão suas experiências nas companhias de dança. Entre as discussões também será abordado o fato de serem convidadas apenas para trabalhos onde se fala sobre deficiência e inclusão.

Quando o espaço artístico enquadra corpos? O que pensa a dança quando invisibiliza corpos? 

A dança reproduz uma hierarquia entre os corpos, entre as linguagens, entre as companhias. Como os dançarinos politizam esta discussão para dentro do Setor se faz desafio nesta discussão. A proposta é um debate onde três profissionais da dança partilham suas experiências no campo da arte e da deficiência. 

Ficha Técnica: 

Entre as convidadas, Betânia Alves, artista independente; Vanessa Andressa, artista independente (licencianda em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro); como mediadora, Andréa Chiesorin, intérprete-criadora da Pulsar Cia. de Dança / Núcleo de Coreógrafos da Escola e Faculdade Angel Vianna e Cia. contemplada pelo Programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

Serviço:
Data: 03/12/2020, quinta-feira
Horário: 19h
Classificação: Livre
Duração: 1h30min

Parceria: 
Escola e Faculdade Angel Vianna | EFAV.
Pulsar Cia de Dança.
Rede de articulação, formação e fomento em acessibilidade cultural | R@ff@cult – sudeste pelo legado artes sem barreiras.

Programação on-line
Link para acesso: https://www.facebook.com/centrocoreografico  

PraCegoVer #PraTodosVerem #DescreviPraVocê: card em cor amarela, com grafias amareladas em sobretons. No topo, escrita em letras maíúsculas e pretas, “PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTUTA APRESENTAM”. Logo abaixo, uma borda prateada que emoldura as informações. Na parte superior, ao centro, “PENSAR DANÇA DESDE A CRIAÇÃO E A CONCEPÇÃO DA PESQUISA POR DANCARINAS EM CADEIRAS DE RODAS”. Abaixo, três imagens em círculo também emolduradas em prata apresentam as participantes. Na primeira imagem à esquerda, Betânia sentada na cadeira, movendo o corpo em lateralidade, inclinando-se em direção às rodas. Compõe uma relação com o bailarino, que se apoia nas estruturas da cadeira, formando uma cena em duo que se revela de perfil, e com figurino preto. Ao lado, também emoldurada com círculo prata, na segunda imagem, Vanessa sentada na cadeira, movimentando-se pela articulação do tronco, no mover dos braços que se relacionam num encontro das mãos. Encontra-se frontalmente em um solo, e seu figurino é branco. À direita dela, o texto em letras pretas “LIVE COM BETÂNEA ALVES E VANESSA ANDRESSA” – na linha de baixo do card o texto “COM MEDIAÇÃO DE ANDRÉA CHIESORIN” e a terceira imagem, ao lado direito, emoldurada com um círculo prata, Andréa e Rogério, sentada nas pernas do bailarino na cadeira, apoiando seus pés no chão, com os seus corpos sobrepostos, movem-se ambos com os braços esquerdos e entre eles uma bola de ar, laranja. Os corpos estão em diagonal e de perfil, ambos com figurino claro. Abaixo, as informações 03/12 ÀS 19H | LIVE NA REDE DO FACEBOOK DO CENTRO COREOGRÁFICO (facebook.com/centrocoreografico). Na última linha do card, os logotipos dos realizadores, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio, CULTURA+ DIVERSIDADE centralizado. Fim da descrição.
OlhosMeus #OOlharQueInclui #PessoasComDeficiência #PessoaComDeficiênciaVisual #Dança #Danças #Cultura #Artes #Inclusão #Cidadania #Acessibilidade #Diversidade

Deixe um comentário