Para exaltar o sentimento de orgulho e conscientizar acerca das múltiplas possibilidades em cultura negra, nossa equipe preparou uma série de conversas ao vivo para as quintas-feiras de novembro, sempre às 16h, com profissionais de destaque nas diversas expressões da dança!
Nesta live receberemos Ana Catão, diretora do grupo Tambor de Cumba responsável pelo desenvolvimento do aclamado “Cosmogonia Africana – a visão de mundo do povo Iorubá”, que apresenta o mito da criação do mundo pelas perspectivas do povo Iorubá (grupo etnolinguístico africano cujo território se expande pelos países Nigéria, Togo e República do Benin) chegando até o culto aos Orixás.
Aninha Catão é pesquisadora, bailarina, professora e coreógrafa na área de danças afro-brasileiras pelo grupo Tambor de Cumba da qual é fundadora e diretora artística desde 2011, grupo onde criou o espetáculo Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Ioruba. Sua trajetória na dança se inicia em 1990 quando ingressa na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (RJ) onde permaneceu por 10 anos. Antes de idealizar o Tambor de Cumba, passou pelo Grupo Pé-de-Chinelo, pelo Afoxé Estrela de Oyá e estudou dança afro com as professoras Eliete Miranda, Valéria Monã e Tatiana Campello, Vera Passos e Rosângela Silvestre totalizando 16 anos de experiência em dança afro. Em seu trabalho procura conscientizar sobre a importância da representação da cultura negra como ferramenta de empoderamento e integração social através da dinâmica dos movimentos corporais trazidos pelas danças afro-brasileiras aportados em sua história e cultura. Além do Tambor de Cumba fez parte dos grupos Tambores de Olokun e Alayó. Em sua trajetória artística aprovou diversos projetos pela secretaria de cultura do estado e do município do Rio de Janeiro e ministério da cultura e passou por lugares como Teatro Municipal RJ, Teatro Cacilda Becker, Teatro Raul Cortez, Teatro Oscar Niemeyer, Teatro Carlos Gomes, Rede Globo, Canal Prime Box Brazil, Canal Discovery,TV Cultura, Caixa Cultural, SESC, UFRJ, PUC, Centro Coreográfico e foi bailarina nos show do Arlindo Cruz.
Resumo: Convidamos a artista Ana Catão para um encontro a partir de uma live no Facebook do Centro Coreográfico, feita na quinta feira (05/11) às 16h, onde conversaremos sobre sua pesquisa a partir do povo Iorubá e do culto aos Orixás.
Serviço:
Data: 05 de novembro
Horário: Quinta-feira às 16h
Classificação: Livre
Duração: 1h30min
Parceria: Centro Cultural Tambor de Cumba
Programação on-line
Link para acesso: facebook do Centro Coreográfico
