O que (ainda) é dança contemporânea? Com Mariana Pimentel e Priscila Maia

O termo dança contemporânea surgiu no século XX e seu desenvolvimento representou um verdadeiro fenômeno artístico, envolvendo bailarinos e espectadores da dança. Representa um modo de sentir e criar, e como menciona a escritora francesa Laurence Louppe no livro Poética da Dança Contemporânea (Orfeu Negro, 2012), “é, antes de mais nada, uma resposta contemporânea a um campo contemporâneo de questionamento”. 

Ao entrar na terceira década do século XXI, o mundo deu uma prova cabal de que está mais vulnerável que o calculado, exigindo dos corpos novos comportamentos sociais. A pandemia de covid-19 provocou uma experiência coletiva inédita vivida de forma global, com desdobramentos que já são visíveis, e outros que, até este momento, permanecem imperceptíveis. Mas como isso impacta a dança? Será que falar em dança contemporânea ainda faz algum sentido?

Durante uma hora, as bailarinas, produtoras e sócias Mariana Pimentel e Priscila Maia vão conversar sobre os limites e as fronteiras dessa terminologia. Sinta-me convidados a participar do diálogo. 

Ficha Técnica: 

Debatedoras: Mariana Pimentel e Priscila Maia

Organização: Diego Dantas

Realização: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e Dos Voos – Soluções em Arte e Design

Serviço: 
Live no Facebook do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro sobre os limites e as fronteiras dança contemporânea. 
Data:  31 de outubro, sábado
Horário: 17h
Link para acesso: Facebook do Centro Coreográfico
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos.

Deixe um comentário