O “Manifesto Elekô “ é o mais novo espetáculo da Cia Clanm. Se trata de um Work in Progress que propõe um diálogo entre o mito de OBÁ, orixá do Panteão Yorubano, e mulheres Pretas da nossa Era. O espírito de liderança, a força física, a habilidade com as armas e o amor visceral, contrastam com o abandono de si, o esquecimentos do outros e o desprezo da sociedade diante de suas conquistas. Obá quer falar, precisa falar a tantas mulheres cujo sua história pode ser um ponto de reflexão.
Será que restabelecer a Sociedade Elekô nesses tempos resolveria os problemas que acometem os Corpos Pretos Femininos? Ou podemos pensar que Elekô é necessário, mas com a construção de novas regras, inserindo todos na formação desta Sociedade?
De certo, Obá é a detentora deste saber, está e sempre esteve em seu poder estabelecer diálogos entre todas as partes, sendo ela a dona do Xirê e a interlocutora dos animais, então só precisamos ouvi-la.
Esse diálogo é traçado em dança e música ao vivo, com cantos de rituais Yorubanos em contornos harmônicos clássicos, contemporâneos e os tambores e efeitos percussivos afrodiapóricos.
Nesta edição especial, será exibido um vídeo-dança com um trecho de 4 minutos do espetáculo, uma live com participação de mulheres Pretas de diferentes designações.
Ficha Técnica:
Direção: Fernanda Dias e Fábio Batista
Coreografia: Fábio Batista, Fernanda Dias e Elenco
Produção: Jéssica Yjí
Cenografia: Cachalote Mattos
Figurino: Fábio Batista e Clóvis Costha
Produção Musical: Kaio Ventura e Yago Cerqueira
Corpo de Dança: Ana Gregório, Camila Rocha, Gabby Oliveira, Junior Andrade, Laíza Bastos e Thalita Ferreira.
Músicos: Raquel Terra (Violencelo), Gil Vilela (Violino), Kaio Ventura (Percussão) e Yago Cerqueira (Percussão).
Serviço:
Data: 24 de Outubro de 2020.
Horário: livre.
Link para acesso: redes sociais do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Classificação: Livre
Duração: 4min.
