Momentos Rio: A limitação instiga e intensifica a expansão (segunda live)

Dias 08 e 09 de agosto estaríamos comemorando o nosso jubileu de 5° edição no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, porém devido a pandemia esta comemoração nacional foi postergada para 2021 quando iremos apresentar a nossa “edição de jubileu“ nas quatro Cidades – MOMENTOS Rio, Curitiba, Brasília e por fim, a estréia da implantação da quarta Cidade – MOMENTOS: São Paulo.

Nesta LIVE iremos apresentar a todos vocês não só a estrutura de funcionamento do projeto MOMENTOS, o qual tem a dança como ponto de sinergia artística realizando um espetáculo de abrangência multidisciplinar, mas como também toda a sua dimensão concepcional, a qual utiliza vários conceitos, tais como por exemplo a sustentabilidade e empreendedorismo internacional. Desta forma conseguimos atingir uma grande expansão em 2020 mesmo em tempo de pandemia, pois “a limitação instiga e intensifica a expansão” – Vinicius.

 

Ficha Técnica: 

Vinicius: é o diretor artístico e coreográfico do projeto internacional de Performance Dança-Teatro Momentos.

Ele é brasileiro do Rio de Janeiro, etnólogo pela Universidade de Münster, coreógrafo com Mestrado em Coreografia pela Middlesex University London, pedagogo de dança formado pelo Instituto Alemão de Dança Pedagógica Berlim, assim como formado em dança-teatro pela Der kleine Bühnenboden, de Münster e também atua como professor nas Universidades de Münster (Alemanha), Viena e Innsbruck (Áustria). Desde 1992 ele reside na Alemanha, na cidade de Münster.

Nessas universidades Vinicius atua nas seguintes áreas:

– Universidade de Münster, Alemanha: consultoria para concepção de show e de performance para cantores, instrumentistas e bandas na área da “Pop Music“ e interculturalidade;

– Universidade de Viena e Innsbruck, Áustria: docente de dança nas áreas de dança-teatro e samba;
Vinicius é também Co-Fundador do Fantast Artist Institute – consultoria para para cantores, instrumentistas e bandas na área da Pop Music na área de performance de palco ao vivo, para mais informações consultar:

http://fantastartist.de/

Assim como um dos organizadores do MÜNSTER VOCAL FESTIVAL, na Alemanha. Mais informações podem ser consultadas no site http://muenster-vocal.de/
Também atua na área da poesia, onde dirigiu, produziu e lançou o CD-Duplo “Starting a new day – Abschied – Despedida – Farewell” com 23 poesias de sua autoria em português, inglês e alemão. Este mesmo CD ganhou em 2015 dois prêmios da Fundação Alemã de Música Popular como: “Best Latin pop song” e “Best soundtrack”.

Este mesmo CD foi apresentado em Viena e no Rio de Janeiro em 2016 pelo Goethe-Institut Rio. Infos: https://www.facebook.com/starting.a.new.day/
Em junho de 2019 Vinicius foi homenageado pela Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin (AEMB) São Paulo pelos 25 anos de trabalho intercultural entre o Brasil/Alemanha/Áustria: https://www.facebook.com/vinicius.de/videos/709186236204096/

Em janeiro de 2021 Vinicius será homenageado em São Paulo com o “PRÊMIO DESENVOLVIMENTO 2021” pela Revista Ideias da Sul e pela Prefeitura de Santo Amaro (SP) devido ao seu trabalho artístico internacional a 28 anos.
Giovanni Peixoto –  é coordenador voluntário de produção artística da Equipe São Paulo e Münster (Alemanha).

Ele é ator, bailarino de dança contemporânea, assistente de direção/codiretor/diretor/encenador, docente/pedagogo, iluminador, performer, pesquisador, produtor, recreador, sonoplasta no Brasil (1999 a 2017), México (2017), Espanha (2018), Portugal (2018) e Alemanha (2019/2020).

Formado Artista/Ator com Habilitação Profissional Técnico em Arte Dramática pelo Teatro Escola Macunaíma (2009 a 2011); Graduando Licenciatura em Arte-Teatro no Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista (2014 a 2020) em São Paulo, Brasil; Intercâmbio na graduação em Ciências da Cultura e Difusão Cultural na Facultade de Humanidades da Universidade de Santiago de Compostela (2018) em Lugo, Espanha.

Fundador do “Coletivo CORPOÉTICO” (2012) e do “Colectivo AR-BR” (2015); Pesquisador, Manipulador e Ator do “Teatro Didático da UNESP” (2014 a 2017); Pesquisador e Ator do “LAPCA – Laboratório de Processos de Criação Atorais” (2014, 2016/2017); Ator e Performer da “CompanhiaDaNãoFicção” (2015 a 2017); Pesquisador, Performer, Dramaturgista e Ator do “Coletivo Em Trânsito” (2015 a 2017); Estágio em dança da “ETEC – Escola Técnica de Artes” (2017); Produções artísticas internacionais com a “prod.art.br” (2013/2014); Produtor e Organizador do “ETU – Encontro de Teatro Universitário” (2014 a 2017) e “Terreiro Fundo da Barra” (2016/2017); Docente de Teatro da “EMEF. Almirante Sylvio Heck” (2014 e 2016); Docente de Circo do “Colégio IEBB” (2017), no Brasil;

Diretor/Pedagogo no grupo teatral da “Associación Os Pinchacarneiros” de pessoas com diversidades funcionais; Ator da “Compañía de Teatro da USC”, qual rendeu 5 prêmios em festivais nacionais e internacionais; Bailarino, Performer, Docente, Assistente de Coreografia e Produção do “Espazo de Danza da USC” na “Compañía de Danza da USC”, na Espanha (2018);

Ator, performer e assistente de produção do “Artscenico”; Ator do “Barquito de Papel”; Fundador do “Colectivo Artístico 5DA?”; Ator, performer e docente do THEATRO – Mehrsprachentheater Köln (2019-2020); Assistente do “Projeto Momentos” (2020), na Alemanha.

Participante em diversos seminários, palestras, oficinas e cursos nas áreas do circo, dança, performance e teatro realizados no Brasil, México, Espanha, Itália e Alemanha.
Amanda Lapa – é coordenadora voluntária de produção artística da Equipe Brasília.

Ela estuda Licenciatura em Dança e Psicologia. Ela tem uma personalidade expansiva e é muito espontânea; além de gostar de trabalho em equipe, tem aptidão para esse tipo de atividade. Ela pensa que as trocas de conhecimento e o compartilhar das experiências é algo muito rico e gratificante para a própria evolução. Seu interesse infinito de explorar o novo é um dos seus maiores potenciais, junto com seu coração aberto e dedicação é o que mais a transforma no conhecido “alma de artista”.
Samuel Barreto dos Santos – é coordenador voluntário de produção da Equipe Rio de  Janeiro.

Ele é artística Doutorando no PPG em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UERJ, com pesquisa sobre a produção curricular para a dança na educação básica. Pós graduado em Dança e Consciência Corporal. Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor I da Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi. Possui formação técnica em Balé Clássico pela Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Maria Olenewa. Coordena o projeto Corpo Criativo na Fundação Municipal de Educação em Niterói.
Samuel Laurindo – é coordenador voluntário de produção da Equipe Curitiba.

Ele ministrou aulas de dança na prefeitura de Araucária, assim como aulas de dança na prefeitura de São José dos Pinhais.

Ele estudou na Escola de Dança Teatro Guaíra, onde foi bailarino no Projeto Dança Masculina (Jair Moraes).

Ele trabalhou como Bailarino da Cia Eliane Fetzer por mais de 10 anos.

Participando de espetáculos e festivais através destas cias de dança ele desenvolveu trabalhos de composição como bailarino e coreógrafo com destaque em festivais de danças no Brasil.

Foi diretor e coreógrafo da 1+1 cia de dança

atualmente trabalhando numa pesquisa sobre a união de danças urbanas e contemporânea buscando decodificar a singularidade de ambas.

 

Informações: Alemanha:

Münster – www.facebook.com/momentos.muenster

Áustria:

Viena – www.facebook.com/momentos.wien 

Innsbruck – www.facebook.com/momentos.innsbruck

Brasil:

Brasília: www.facebook.com/momentos.brasilia

Curitiba:  https://www.facebook.com/momentos.curitiba    

Rio de Janeiro: www.facebook.com/momentos.riodejaneiro

São Paulo: www.facebook.com/momentos.saopaulo

Serviço: 

Data: quinta-feira, 13 de agosto
Horário: 17h

Link para acesso: Facebook do CCO

Classificação: Livre

Duração: 1h30


Deixe um comentário