Próximo de chegar aos cinco meses de quarentena e necessária difusão das artes no ambiente digital como medida de enfrentamento da propagação do novo Coronavírus (covid-19), um grupo de gestores artísticos em atividade se reúne para compartilhar suas principais ações e estratégias de programação online em dança frente a necessidade de isolamento social.
Participações de Mariana Pimentel (SESC Nacional) e André Gracindo (SESC – RJ), Solange Borelli (Transversalidades Poéticas – SP) e Sulla Andreato (Coordenadora do Centro de Referência da Dança de SP). A mediação será de Diego Dantas – Diretor Artístico do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
Sobre os convidados:
Mariana Pimentel | Departamento Nacional do SESC
É artista da dança, gestora e produtora cultural. Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa e especialista em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Estudou no Royal Conservatory of Antwerp/Bélgica e é licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Investiga práticas colaborativas no sistema produtivo da dança e economias alternativas. Seus trabalhos artísticos tratam das relações entre o corpo, o espaço e a coletividade, sendo apresentados em países como Portugal, França, Suécia, Áustria, Itália e Brasil. Integra a equipe de artes cênicas da Gerência de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, coordenando de forma compartilhada projetos como o Palco Giratório e o Sesc Dramaturgias.
André Gracindo | Analista de Cultura | Sesc RJ
É responsável pela gestão da área de Artes Cênicas no Sesc Rio de Janeiro, coordenando a curadoria de projetos culturais, dentre eles o Sesc EntreDança, o acompanhamento técnico do desenvolvimento de atividades, a elaboração e formulação de políticas culturais da instituição para o setor, e parecerista técnico em projetos para integração à rede Sesc Rio, dentre outras ações correlatas. É Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF.
Solange Borelli (Transversalidades Poéticas – SP)
Artivista e arte educadora, mestra em artes corporais pela UNICAMP/SP, especialista em gestão e produção cultural, sócia-fundadora da Radar Cultural Gestão e Projeto. Atua em várias frentes de gestão e produção com/para coletivos de dança, teatro, música para instituições públicas e privadas. Idealizou e dirige a Mostra Latino-Americana DANÇA À DERIVA e atua na coordenação do projeto TRANSVERSALIDADES POÉTICAS/CRDSP. Pesquisa os modos de existir/resistir de coletivos de dança na América Latina.
Sulla Andreato (Coordenadora do Centro de Referência da Dança – São Paulo)
Atualmente gestora do Centro de Referência da Dança de São PAulo, mas imersa no mundo cultural há mais de 40 anos, produzindo, coordenando e contemplando tudo de melhor que a arte e a cultura podem proporcionar para as pessoas por meio de um trabalho árduo em prol da expansão de conhecimentos e informações armazenados em projetos culturais de dança, música, cinema, fotografia, teatro, poema, entre outros.
Serviço: Data: segunda-feira, 10 de agosto Horário: 16h Link para acesso: Facebook do CCO Classificação: Livre Duração: 1h30
