Série de vídeos curtos que visam fomentar práticas antirracistas na educação em dança ampliando a concepção de território criativo para esta arte.
O que é isso? Ainda diria que a última forma é sentir e não perguntar. Sentar em roda, com as crianças, e, deixar rolar. Apertar a ideia e passar a bola, nas brincadeiras que encontram em um quintal o suporte físico para o pertencimento, encarando a pesagem da vida mediada pelas questões raciais. Pode ser a família o primeiro espaço de reconhecimento do racismo enquanto criação humana, que constitui as demais questões sociais, para os pretos na diáspora brasileira? Fica aí a pergunta!
Um grupo familiar em quarentena, em um terreno, em um loteamento da zona oeste carioca. Tempos de pandemia, e, o território do brincar ganha mais tempo – espaço, tempo e dinâmica – numa sexta-feira, com funções que conectam seres e meio ambiente, ativamos, em grupo, as maravilhas de corpo/mente/espírito. Gravar, registrar, é possibilitar a esses sujeitos tomar ciência, mais ainda, de toda memória presente em um único território. Sem mais deliberações, Arruaça convida para a experiência audiovisual de quarentena.
Dia 7 – Parte 1 MIMOS RECEBIDOS
Legenda: Skin care, evoluindo com meu pai.
Agressivamente silencioso, misterioso de repente expansivo. Esse é meu pai, em seu mais novo estilo de barba branca, com vontade de poetizar na ânsia de dizer o inaudível. E querer, ainda, o impossível. Maior mimo, minha mãe quem me dá, a ideia de reforçar o que não há como remediar: o impossível é não te amar, cara da bala.
.
Feliz dia dos pais, aos pais que se desdobram para serem presentes e ativos nas vidas de suas pretinhas e pretinhos, ainda que isso não signifique estar ali o tempo todo.
” BOM DIA GRUPO! “
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO – CRIAÇÃO – ROTEIRO
CÂMERA – EDIÇÃO – SOM
Mayara
DANÇANTE / FALANTES / CANTANTES
Ana Alice ( Prima)
Betto Baleiro ( Papai)
Eliomar ( Mamãe)
Esmeralda ( Prima)
@taokayfred ( Irmão)
Larissa ( Prima- irmã)
Mayara
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
” Pé de chuchu”
Iza ( galinha)
Teló ( galo)
POESIA
Betto Baleiro
MÚSICAS ( na ordem de apresentação)
A novidade – Gilberto Gil
Aos olhos de pai – Ana Paula Valadão
Mayara de Assis.
Faz Arruaça em @uharuaca.Filha da Lili e do Beto Baleiro, irmã dos Freds e da Patrícia.
É de Cosmos – RJ
À favor do SUS e pela saúde integral da população Preta.
Bailarina de baile funk
Professora de porta de escola
Doutoranda em Educação ( PROPED/UERJ)
Mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas(FEBF/UERJ)
Bacharela em Dança. (UFRJ)
Serviço: Data: 7, 14 e 21 de agosto Horário: Livre Link para acesso: Redes sociais do CCO Classificação: Livre Duração: 10 min (cada vídeo)
