Entre Rio e Porto – dança em estado de emergência – Live com Renan Martins e Divulgação de registro da performance “Saturno – a festa” de Renan Martins (trecho de 10 min)

Entre Rio e Porto – dança em estado de emergência – Live com Renan Martins

 

Conversa ao vivo sobre as formas de resistência e insistência da dança frente a dois cenários culturais possíveis – Rio e Porto. A pandemia de covid-19 impactou diretamente na vida de todos no mundo. No Brasil foram acentuadas desigualdades históricas e algumas medidas legais de proteção social estão em fase de implementação, a cidade do Rio se prepara para receber os recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc. Já a cidade do Porto em Portugal se alinha às medidas de  revisão crítica do modelo de apoio às artes proposto pelo Ministério da Cultura do país.

 

Sobre o convidado:

Renan Martins de Oliveira é um bailarino e coreógrafo brasileiro residente no Porto, Portugal. Estudou na SEAD (Áustria) e na P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios) e desenvolve seu trabalho principalmente entre Portugal, Alemanha e Bélgica. Foi bailarino intérprete para Iztok Kovac, Anne Teresa de Keersmaeker, Alexandra Waierstall, Peter Savel e Daniel Linehan e desde de 2013 é membro e colaborador da companhia Damaged Goods/Meg Stuart. Renan também é professor e júri na Universidade e Conservatório da Antuérpia, Bélgica e segue partilhando sua pesquisa dando diferentes workshops pela Europa e Brasil em lugares como DOCH, P.A.R.T.S. Summer School, b12, Impulstanz, SESC Pinheiros, Centro de Artes da Maré, dentre outros. 

 

Ficha Técnica: A conversa ao vivo será mediada por Diego Dantas, diretor artístico do Centro Coreográfico. 

 

Serviço: 
Data: sábado, 08 de agosto
Horário: 16h
Link para acesso: IG @ccoreograficorj
Classificação: livre
Duração: 1h

 

Divulgação de registro da performance “Saturno – a festa” de Renan Martins (trecho de 10 min)

SATURNO, A FESTA! é construído em cima do Retorno de Saturno, um trânsito astrológico mais conhecido por seu poder intensamente transformador, tanto no âmbito psicológico como no espiritual. Renan Martins cria uma situação de festa fictícia onde a música pop é o gerador principal de movimento. Ele se apresenta como um canal de Saturno, onde diferentes identidades, histórias e referências pops são expressadas. Através de uma transformação constante, ele se desloca de traumas pessoais para vídeos da MTV, de danças folclóricas para imagens dramaticamente carregadas. A dança aqui é oferecida num tempo extremamente lento, o espaço entre o movimento e a música se torna tão denso que seria possível tocá-lo.

Durante o processo de criação foram realizadas residências artísticas no Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre (PT), Saia Pra Santa (BR) e ALT@RT/Studio ALTA (CZ). Sua estreia aconteceu em 18 de Outubro de 2018 no ALTA em Praga, República Checa e contou com o apoio do Ministério da Cultura da Républica Checa, Câmara Municipal de Praga, Teatro Municipal do Porto – Rivoli.Campo Alegre.

 

Ficha Técnica: 

Coreografia: Renan Martins

Performance: Renan Martins, Dø√∑ Ç@K∑ (Zen Jefferson)

Música: Dø√∑ Ç@K∑

Assistente de coreografia / dramaturgia: Colline Etienne

Luz: Linda Prusova

Produção: danceWATCH e Sekoia Artes Performativas

Suporte: Ministry of Culture Czech Republic, City Hall of Prague, Studio ALTA, Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre

Residências: Campo Aberto/Teatro Municipal Campo Alegre – Porto (PT), Fazenda Santa Esther/Saia Pra Santa – São Paulo (BR), ALT@RT/Studio ALTA (CZ)

Agradecimento especial para Víctor Pérez Armero e Sarah Elisa

Serviço: 

Data: sábado, 08 de agosto
Horário: 16h

Link para acesso: IG @ccoreograficorj

Classificação: livre

Duração: 10 min (trecho de espetáculo)

Deixe um comentário