A ação pretende criar um “mapa de memórias” on line, a partir da disponibilização e partilha de textos de artistas e pesquisadores através das redes sociais do CCo. A ideia é que este mapa estimule novos caminhos de acesso e releitura a temas afins à área da Dança e do Corpo em Movimento. Também busca apresentar ao virtual público visitante algumas das possíveis e diversas formas de escritas-registros do corpo dançante que se inventam e reinventam ao longo dos tempos.
O Escritas do Corpo do dia 29 compartilhará mais uma parte da memória do Festival Atos de Fala, criado em 2011 por Felipe Ribeiro e Cristina Becker. O Festival que investiga a relação entre corpo e palavra, teve sua edição de 2019 com o título “Escapar do capataz”, realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
A Plataforma dedicada a palestras-performances, vídeos-ensaios, e esculturas-arquivos teve cinco edições realizadas no Rio de Janeiro. O Festival vem revelando as múltiplas possibilidades das dramaturgias do corpo, no reconfigurar da ideia de corpo, encontro, ato, memória, fala, práticas, vídeo, plateia.
Atos de fala – AdF é uma plataforma de pesquisa e curadoria que estimula a formação crítica, política e estética, promovendo relações entre corpo, cultura e tecnologia.
A curadoria tenta assim estabelecer diálogos potentes e de fomento a essas modalidades que imaginam serem um forte e dinâmico laço entre a arte e a textualidade.
Nesta vasta gama de formatos do Festival, que vai do vídeo ao livro, disponibilizamos através dos links a seguir, mais uma parte da memória do Atos de Fala através de webprogramas com vídeos-ensaios e seis artigos que dão uma visão do percurso e de algumas das propostas dessas 5 edições do Festival.
Nos Webprogramas encontramos:
- Conversa-Coletiva, proposta de Ricardo Basbaum.
- Conversa com Libidiunga Cardoso e Fausto Fawcett.
- Vídeos-ensaios comentados de Denise Stutz, Enrique Diaz e Milena Travassos.
- Palestras-Intervenções de André Lepecki e Eleonora Fabião e de Eletronic Disturbance Theater.
- Trechos comentados de palestras-intervenções de Yuri Firmeza e Zecora Ura.
Em “Atos de Fala: Documentos e Intimidades” encontramos os seguintes textos:
- Para encorpar a palavra, de Felipe Ribeiro.
- O Laço e a Voz: dos atos e da fala na experiência coletiva, de Pablo Assumpção.
- A Palavra Borboleta, de Lin Hixson e Mathew Goulish
Em “Volta à Futuridade”, temos:
- Volta à Futuridade, de Felipe Ribeiro.
- Pretitude e Governança, de Stefano Harney e Fred Moten.
- As Guerrilheiras Feminário, ou A Coisona, de Leandro Nerefuh.
Sobre os curadores:
Felipe Ribeiro é curador independente, artista multidisciplinar, professor do DAC/UFRJ – núcleo de dança e cinema, e professor do Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ. Fundador do Traço – núcleo de performatividades da imagem. Atualmente é professor visitante na Roehampton onde desenvolve sua série de videoperformances Ações de Revirada.
Cristina Becker é Gestora Cultural Internacional com extensa experiência na construção de colaborações artísticas, incluindo as Olimpíadas Culturais em Londres.Como artista atuou nas performances “These Associations” de Tino Sehgal (2014) e “The Show Must Go On” de Jerome Bell (2016).
Serviço: Data: 29 de Julho Horário: livre (online) Link para acesso através do Facebook do CCo: https://www.atosdefala.com.br/webprogramas-atos-de-fala/ AdF.11 - Documentos e Intimidades -- https://www.academia.edu/21501820/AdF.11_-_Atos_de_Fala AdF.16 - Volta à Futuridade -- https://www.academia.edu/39749540/AdF.16_-_Volta_A_Futuridade Classificação: livre
