As Conversas virtuais com coreógrafos do quesito Comissão de Frente do Carnaval do Brasil em parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro surge no momento emergencial de pandemia para se entender, debater, pensar, re-pensar, o quesito, os profissionais e a agenda para futuras produções artísticas. O evento virtual se dará em 06 encontros e é uma configuração emergencial do III Encontro nacional de Pesquisadores, Coreógrafos e Bailarinos de comissão de frente.
Ghislaine Cavalcanti, a bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pela The Royal Academy Of Dancing, estudou dança clássica, moderna, espanhola, afro-brasileira, teoria musical, história da dança e ritmoplastia. Professora de dança e balé clássico, lecionou no AC Ballet Tatiana Leskova . Participou de diversos espetáculos e programas de televisão. Fundou e dirigiu o projeto Aprendendo com o Ballet que funciona na escola de Nilópolis e coreografou a Comissão de Frente da Beija-Flor entre os anos de 1997 e 2010.
Falar das comissões de frente de Ghislaine Cavalcanti também é contar parte da história da Beija Flor de Nilópolis. A coreógrafa foi pioneira ao levar para a avenida um grupo formado apenas por bailarinas, utilizando muitas vezes passos de balé nas apresentações. Em 2007, a Beija Flor desfilou com uma comissão composta apenas por homens, mas as meninas que sempre brilharam nesta posição, vieram logo atrás do casal de mestre sala e porta bandeira formando uma “segunda comissão de frente”. Vestidas de antílopes elas marcaram presença no desfile que deu mais uma vez o campeonato à escola de Nilópolis.
Ficha Técnica:
Organização: Jardel Augusto Lemos.
Apresentação: Jardel Augusto Lemos, André Almeida e Diego Dantas.
Serviço: Data: Sábado, 18 de julho. Horário: 16h. Link para acesso: Facebook do Centro Coreográfico Classificação: Livre Duração: 1 hora.

