Dentro do projeto Midiateca em Movimento, a ação Escritas do Corpo pretende criar e disponibilizar um conjunto de informações online acerca de temas afins à área da Dança, do Corpo e do Movimento, a partir de reflexões-ações de criadores-pesquisadores que possam ser compartilhadas periodicamente com o público do CCo através de suas redes sociais. Esta ação, além de ampliar o acesso aos trabalhos produzidos, vai ampliando o debate sobre as inúmeras possibilidades de suportes onde o corpo pode se inscrever e escrever sobre si.
O Escritas do Corpo do dia 15 partilhará um pouco da memória do Festival Atos de Fala, fundado em 2011 por Felipe Ribeiro e Cristina Becker. O Festival que investiga a relação entre corpo e palavra, teve sua edição de 2019 com o título “Escapar do capataz”, realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
A Plataforma dedicada a palestras-performances, vídeos-ensaios, e esculturas-arquivos teve cinco edições realizadas no Rio de Janeiro, por onde passaram artistas, tais como: André Lepecki, Eleonora Fabião, Anne- Terese De Keersmaker, Fausto Fawcett, Denise Stutz, Marcelo Evelin e Enrique Diaz entre outros. O Festival vem revelando as múltiplas possibilidades das dramaturgias do corpo, no reconfigurar da ideia de corpo, encontro, ato, memória, fala, práticas, vídeo, plateia.
Atos de fala – AdF é uma plataforma de pesquisa e curadoria que estimula a formação crítica, política e estética, promovendo relações entre corpo, cultura e tecnologia.
A curadoria tenta assim estabelecer diálogos potentes e de fomento a essas modalidades que imaginam serem um forte e dinâmico laço entre a arte e a textualidade.
Nesta vasta gama de formatos que vai do vídeo ao livro, disponibilizamos através dos links a seguir webprogramas com vídeos e três artigos, que dão uma visão do percurso e de algumas propostas dessas 5 edições do festival:
- Geografias da diáspora, de Felipe Ribeiro.
- Notas para uma sociedade da performance: dança, esporte, museus e seus usuários, de Bojana Cvejic.
- O sorriso das gatas extraordinárias (em três cenas e uma dedicatória), de Daniel Mattos.
Sobre os curadores:
Felipe Ribeiro é curador independente, artista multidisciplinar, professor do DAC/UFRJ – núcleo de dança e cinema, e professor do Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ. Fundador do Traço – núcleo de performatividades da imagem. Atualmente é professor visitante na Roehampton onde desenvolve sua série de videoperformances Ações de Revirada.
Cristina Becker é Gestora Cultural Internacional com extensa experiência na construção de colaborações artísticas, incluindo as Olimpíadas Culturais em Londres.Como artista atuou nas performances “These Associations” de Tino Sehgal (2014) e “The Show Must Go On” de Jerome Bell (2016).
Serviço: Data: 15 de Julho Horário: livre (online) Os três textos podem ser encontrados no link AdF.14_-_Atos_de_Fala Classificação: livre
