Dançado e produzido pelos artistas da companhia, o vídeodança é uma adaptação da coreografia “Atos Reflexos” (2015), dirigida por Rosane Campello, coreógrafa e diretora artística, além de coordenadora do curso técnico em dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Faetec). A movimentação já fazia parte do repertório da companhia, e os bailarinos foram convidados a resgatá-la, dessa vez movidos pelos sentimentos que o isolamento lhes causava.
Vale contar que o mote foi dado em família. A música “Disparada”, usada na coreografia, foi apresentada a Rosane por Carlos Heitor Cony, escritor membro da Academia Brasileira de Letras, e também primo da coreógrafa. Na altura – um pouco antes dele falecer -, Rosane estava pesquisando sobre o corpo torturado, e a leitura do livro “O ato e o fato” (Cony, 2014), mais a música e os escritos de Frei Betto, impulsionaram sua criação. “O corpo torturado, na medida em que ele tinha o que falar, e tinha que ficar calado. Como seria essa comunicação da dor quando você tem que ficar calado?”, relembra Rosane ao falar sobre o processo. Em 2020, mais uma vez soou pertinente resgatar a coreografia. Como diz Rosane, “o confinamento dos corpos propõe um estado de tortura, guardadas as suas devidas proporções”.
Desde 2016, a companhia reside no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
Ligada à Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Faetec), a Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch comemora 21 anos em setembro próximo. Para breve, promete uma série de comemorações, ainda que virtuais.
Ficha Técnica:
Coreografia: Encurralados (2020)
Espetáculo: Atos Reflexos (2015)
Direção geral/Coreografia: Rosane Campello
Edição: Gabriel Antonio e Helena Bevilaqua
Trilha Sonora: Disparada Instrumental – Nonato Luiz, Djalma Corrêa, Luiz Alves
Intérpretes:
Ana Mello
Gabriel Antonio
Gabriel Losi
Giulia Fiorani
Helena Bevilaqua
Jéssica Mamede
Júlia Ferreira
Luciana Carnout
Serviço: Data: 02/07/2020 Horário: (online) Link: https://www.instagram.com/tv/CCJP32sp6_2/?igshid=bqim7juqo65 (disponível no IGTV do Centro Coreográfico) Classificação: livre Duração: 1min16 Informações: @faceaface_plataforma, @ccoreograficorj (Instagram)
