No vídeodança Por onde os olhos não passam (BRA, 2003, 6min), a parceria entre a dançarina e coreógrafa Andrea Maciel e o videoartista Paulo Mendel levou-os ao território do semiárido brasileiro, a partir da motivação de lançar o corpo no espaço aberto. Criado na Bahia durante uma residência artística, o vídeo investe numa jornada coreográfica que inclui corridas, subidas e descidas, até a personagem se deparar com o momento do abismo. No limite, ela se joga, em um mergulho no completo desconhecido.
Para Andrea, “no processo criativo, os movimentos vêm em primeiro plano, as possibilidades imagéticas vêm a seguir, e mais tarde, a emoção se desenvolve na imagem”.
Enquanto o corpo da bailarina se faz sentir por imagens em movimento, o corpo do videomaker é sentido como presença invisível, em um duo contínuo entre videomaker e intérprete. Os movimentos dos corpos e da câmera são integrados em uma dança nascida de afetos compartilhados. A elaboração final da coreografia se dá na etapa da edição, precedida e acompanhada por longas e profundas reflexões éticas e estéticas.
“As criações em videodança, essencialmente coletivas, sempre aconteceram de forma bastante intuitiva, e surgiram da necessidade de expressão das intensidades íntimas – e extensão – das possibilidades do corpo”, acredita Andrea. O diálogo artístico com Paulo Mendel lhe proporcionou novas percepções coreográficas, tanto presenciais quanto virtuais, e juntos criaram diversas peças com a câmera.
Atualmente morando em Zurique (Suíça), Andrea trabalha como professora, oferecendo aulas de ballet, dinâmica muscular e dança contemporânea. Sua pesquisa começou a se inclinar para os campos da filosofia e da espiritualidade, e hoje, tem se dedicado à criação de uma nova peça, chamada “Coração na mão”. “Uma celebração à criação e à liberdade”, diz Andrea.
Ficha Técnica:
concepção: Andrea Maciel, Paulo Mendel
direção, edição: Paulo Mendel
coreógrafa, bailarina: Andrea Maciel
trilha original: Gilberto Monte
figurino: Rebeca Matta
produção: Ateliê de Coreógrafos Brasileiros Ano II, Salvador, Bahia/BR; AMCD Cia. de Dança, RJ/BR.
premiere 2004: Cine Ato, Cavídeo, Teatro Sérgio Porto,RJ, Brasil.
prêmio: Melhor Videodança, Festival Tápias, RJ 2005.
Serviço: Data: 11/06/2020 Horário: online Duração: 6min Informações: @faceaface_plataforma, @ccoreograficorj (Instagram)
