Através da residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, pretende-se reunir um grupo de bailarinas e bailarinos, até a primeira semana de março, para a montagem e apresentação de um trabalho coreográfico inédito assim como a realização de uma nova edição da proposta itinerante “Corpos SãoS em todo lugar”. O objetivo é, a partir da formação de um coletivo, realizar a preparação corporal dos integrantes durante o período de residência simultaneamente aos laboratórios de criação de ambos os trabalhos.
Sinopse: “Corpos SãoS em todo lugar” começou como o espetáculo “Corpos SãoS”, apresentado em curta temporada no Teatro Cacilda Becker em 2016 e tendo nascido do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Dança pela UFRJ da então diretora Tamires Serpa. Originalmente, é um espetáculo de dança que traz à cena mulheres de diferentes formas e tamanhos e que são bailarinas que já vivenciaram distúrbios alimentares e de imagem em função da não aceitação de seus corpos. Ao torná-lo uma produção itinerante, pretende-se que bailarinas não só de diferentes biotipos como também de diferentes culturas não só deem vida a este trabalho como também percebam que dançar não depende de volume corporal e que é possível desvendar diferentes possibilidades de movimentos, encontrando potência e beleza em seus corpos como são. Em 2018 a proposta foi realizada na Embaixada do Brasil em Asunción, Paraguai, alcançando lotação máxima do Centro Cultural Tom Jobim em sua única noite de apresentação.
Sobre a diretora:
Tamires Serpa é Bacharela e Licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2016 e 2019, respectivamente) e Técnica em dança pelo Centro de Dança Rio (2012). Fundadora da AAB – Associação de Artes do Brasil (2015). Entre cursos recentemente concluídos estão o curso de Introdução ao Método Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil (2020) e o curso de extensão Gestão de Projetos, certificado pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IFHT/UERJ (2019). Ministrou aulas de ballet e dança contemporânea em escolas e evento no Paraguai, em Asunción e em Ciudad del Este (2014, 2015, 2017 e 2018), assim como em Ciudad de Mexico, México (2019). Recebeu menções honrosas pelos trabalhos acadêmicos “Festa de Iroko” (2016) e “Ballet e adultos – que não dançavam” (2017) na Semana de Integração Acadêmica – UFRJ. Participou como bailarina, coreógrafa e ensaiadora em diversos festivais no Brasil e no exterior, entre eles Valentina Kozslova International Ballet Competition em Nova York, EUA (2013) e Festival Universitaire Auteurs de Troubles em Lyon, França (2014).
Se você tem experiência com dança e é maior de 18 anos, escreva para tamiresserpa1@gmail.com com nome, idade e assunto “CORPOS SÃOS 2020”. Não há limite máximo de idade, ou limite de peso e altura.
Previsão de estreia: Junho/2020 Dias e horários de ensaios: terças, quintas e sextas, de 9h30 às 12h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Quantidade de vagas: 10 Público alvo: artistas em geral, em especial área de dança - bailarines, professores, coreógrafos, pesquisadores, etc. Classificação Etária: a partir de 18 anos. Ficha técnica: Direção e coreografias: Tamires Serpa Coordenação: Rosangela Serpa Fotografia e audiovisual: Ana's Photography
