PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO
Fevereiro chegou e trouxe belos espetáculos aos finais de semana para você, sua família e seus amigos aproveitarem muito. Venha conhecer ou revisitar o Centro Coreográfico!
Compre seu ingresso no site https://riocultura.superingresso.com.br/
CABARÉ HOLLYWOOD
Sinopse/Resumo: O Cabaré será realizado em encontro, primeiramente, com as drags e apresentação de seus números. A ideia é fazer um trabalho de direção dos números e construção de dramaturgia de drags que já tenham números preparados para o trabalho na Residência Artística.
Serão convidadas até 4 drag queens ( kings) do Rio de Janeiro para participar do processo imersivo durante 2 dias. Posteriormente, a ideia é já dar costura às histórias e construir um cabaré interativo com os universos cinematográficos de cada Drag.
A imersão acontecerá nos dias 29 a 21 de Janeiro de 2020 e as apresentações nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2020.
Ficha Técnica: COREÓGRAFO – GUSTAVO LETRUTA
ELENCO:
DRAG LARISSA HOLLYWOOD
DRAG CASSANDRA MORGAN
( DRAGS CONVIDADAS – SELEÇÃO RIO JANEIRO 2020)
DENVER MOURA – TÉCNICO DE LUZ E SOM
LAINHA LOIOLA – ARTISTA VISUAL E FOTOGRAFIA
MAYARA PAIVA – AUDIOVISUAL
Serviço: Data: 1 e 2/2 Espetáculo Cabaré Hollywood Horário: 1/2 às 19h e 2/2 às 17h Valor do Ingresso: 20 INTEIRA - 10 MEIA Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico a partir das 15h nos dias do evento e na plataforma online. Classificação: Livre Duração: 50 min Informações: dragracehollywood@gmail.com
LÁ NA GAFIEIRA
Sinopse/Resumo: O verão carioca tem atrativos que nenhuma outra cidade tem. Um clima propício para manifestações artísticas e musicais, que misturam ritmos e sonoridades tão marcantes em nossa cidade. E assim, que Giros Cia de Dança levará para o palco do Centro Coreográfico o espetáculo ‘Lá na Gafieira’ trazendo um universo do Samba num entrelace entre Dança e Teatro. Num dia de tempestade típica de verão, uma jovem moça entra despretensiosamente em um salão de Gafieira para escapar da chuva. Lá, ela se depara, e se encanta, com os divertidos amantes do Samba que passam a noite à bailar. Assim, o espetáculo leva o público aos devaneios da dança a dois e do salão. Lugar este que se revela pelas trocas, sorrisos, conexões, imprevistos, encontros, amores e paixões.
Ficha Técnica: Direção e coreografia: Luiz Carlos e Natasha Lima
Direção artística: Márcio Moura
Serviço: Data: 31 de Janeiro, 01 de Fevereiro e 02 de Fevereiro Horário: Sexta e Sábado às 20h | Domingo às 18h Valor do Ingresso: R$ 30 inteira e R$ 15 meia Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico a partir das 15h no dia do evento e na plataforma online Classificação: Livre Duração: 1h Informações: 21 979181991
Curso de Capacitação para Professores no Método Power Ballet Original
Sinopse/Resumo: O Curso de Capacitação no Método Power Ballet Original teve sua primeira turma em Março de 2018, e a segunda turma em Agosto de 2018, na Academia Velox Fitness – RJ. Em Maio de 2019 realizamos a terceira capacitação, na Escola de Dança Petite Danse.
O Power Ballet Original foi criado em 2010 pela educadora física (Unesa) e bailarina profissional (formada pelo Theatro Municipal do RJ), Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ), professora de ballet clássico e jazz, Mariana Inocêncio Matos.
O método une fundamentos do ballet clássico, pilates, ginástica localizada e treinamento funcional, onde através de exercícios específicos visa melhorar o condicionamento físico de seus praticantes. A aula, que tem duração de uma hora, só pode ser lecionada por professores capacitados. Os exercícios são feitos no solo e em pé. A música utilizada é de ballet clássico. Para quem não dança, o Power Ballet Original é um método que proporciona inúmeros benefícios, como trabalhar o corpo de forma integrada e consciente buscando acima de tudo saúde e bem estar. Fisicamente, a atividade melhora apostura, tonifica o corpo como um todo, gera resistência muscular e flexibilidade. Para quem dança, a aula auxilia na performance através de ganhos na ativação e resistência muscular assim como melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Grupamentos musculares importantes para o ballet, como rotadores externos de quadril, por exemplo, são um foco especial no trabalho do Power Ballet Original. O Power Ballet Original é uma atividade onde a demanda energética é alta. Para isso, as sequências são idealizadas pelos professores de forma a manter uma intensidade de moderada à alta.
O curso tem como intuito capacitar professores para propagar o método Power Ballet Original em academias de ginástica, espaços de saúde e companhias e escolas de dança.
Conteúdo programático da Capacitação:
– Anatomia voltada para o Power Ballet Original;
– Biomecânica voltada para o Power Ballet Original;
– Noções de Fisiologia do Exercício voltadas para o Power Ballet Original;
– Método Power Ballet Original (exercícios, sequências e planejamento de aulas);
– Material de apoio para divulgação da marca Power Ballet Original nas redes
sociais.
Ficha Técnica: Mariana Matos: Criadora do Método e Ministrante do Curso.
Renata Meire: Divulgação, comunicação e sócia.
Pâmela Sobral: Produtora e sócia.
Serviço: Data: Dias 01 e 02 de Fevereiro de 2020. Horário: de 09hs às 17hs e 10hs às 14hs. Local de venda: Venda direta pela produção Classificação: 18 anos Duração: 12 horas Informações: powerballetoriginal@gmail.com
Residência Corpos Híbridos, com Pak Ndjamena (Moçambique)
Sinopse/resumo: É uma residência de pesquisa e criação coreográfica onde a dança contemporânea explora o espaço local e global, em situações e momentos distintos. A essência desta pesquisa visa encontrar bases de expressão corporal que questionem e dialoguem sobre as sociedades de consumo e o lugar do corpo na atualidade, revelados a partir de seu universo cultural. Mas também de como isso vem sendo perpetuado e aplicado ao longo da história, na manutenção do domínio pelo poder, onde a religiosidade secularizada, as crenças, as divindades, rituais, mitos etc, estão interligados no cotidiano e como elas se fragmentam e podem ser utilizadas como uma das estratégias para controle social, afetando diretamente os corpos e a sociedade como um todo, através de regras e padrões. O corpo contemporâneo é livre ou controlado? Original ou imitado? A experiência do corpo é influenciada pelo padrão cultural ao qual está inserido?
A partir dessas reflexões, pretende-se construir uma partitura coreográfica que represente como esse corpo reage ao se relacionar com o ambiente e com os outros corpos.
Essa pesquisa e criação coreográfica é realizada no âmbito da PROCULTURA, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões IP e co-financiada pela Fundação Caloust Gulbenkien.
Sobre o artista:
Bernardo Guiamba (Pak Ndjamena) é um bailarino, coreógrafo e performer de Maputo, Moçambique. Iniciou na dança em 1996, na Escola Nacional de Dança e, em 2001, surge a primeira oportunidade de formação em dança contemporânea (Projecto Alma Txina), com a CulturArte. A partir de 2006, colaborou e participou de vários projetos nacionais e internacionais, destacando-se os com os coreógrafos Maria H. Pinto (Moçambique), Augusto Cuvillas (Moçambique), Miguel Pereira (Portugal) e Horácio Macuacua (Moçambique), além de projetos individuais e colaborações artísticas com os artistas visuais Rafael Bordalo (Moçambique), Gerard Machona (Zimbábue/Africa do Sul) e vários outros. Colaborou em filmes como ator e atualmente dirige o festival Raíz, dedicado à música tradicional moçambicana. Além de dirigir seus projetos dentro e fora do país, tem ministrado aulas e oficinas de dança contemporânea a todos os níveis e técnicas para profissionais e amadores
Serviço: Datas: 04 a 15 de fevereiro Horário: de terça a sexta, de 19h às 21h30 Valor do ingresso: atividade gratuita. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2020 no site do Centro Coreográfico. Classificação etária: de 18 a 40 anos Duração: 8 dias Vagas: 30
Festival Interno | Projeto ViDançar
Sinopse/Resumo: O I Festival Interno do Projeto Vidançar é uma atividade de avaliação e exposição dos talentos dos alunos inscritos no projeto, incentivando sua criatividade e desenvolvimento na dança.
O Festival Interno Vidançar receberá trabalhos coreográficos feito pelos alunos e concidados nas seguintes modalidades:
– Ballet Clássico
– Ballet de Repertório
– Dança Contemporânea
– Jazz
– Danças Urbanas
– Estilo Livre (mistura de vários estilos dentro da mesma coreografia)
O que é Ballet de Repertório?
Trechos de ballets consagrados até o século XIX.
O que é Dança Contemporânea?
Todas as formas experimentais de dança, com abertura para dança teatro, mímica e coreografias que sigam as linhas das escolas modernas.
O que é Jazz?
Trabalhos que utilizem técnicas de jazz e musicais.
O que é Danças Urbanas?
Trabalhos originais criados a partir de movimentos inspirados e surgidos nas ruas (hip hop, passinho, locking, popping, breaking, house, entre outros).
O que é Estilo livre?
Trabalhos originais que misturem vários estilos e técnicas.
Para cada coreografia a ser apresentada deverá ser preenchida uma ficha de
inscrição, da qual constarão:
I – dados dos bailarinos (as), com nome completo de todos e idade;
II – nome completo do coreógrafo e do assistente e telefone de ambos;
III – dados da coreografia: com o nome, o release (historia), a modalidade e a categoria (infantil, juvenil e adulto);
DA COMPETIÇÃO
As modalidades apresentadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por membros profissionais na área da dança.
Cada membro da Comissão Julgadora atribuirá ao concorrente notas de 0 (zero) a 10 (dez), incluindo frações de 0,10 (dez décimos).
Para as premiações no FESTINVDR será adotada a seguinte pontuação:
I – 1o (primeiro) lugar: os concorrentes que obtiverem a média de 9,0 (nove) a 10 (dez)
II – 2o (segundo) lugar: os concorrentes que obtiverem a média de 8,0 (oito) a 8,9 (oito inteiros e nove décimos).
III– 3o (terceiro) lugar: os concorrentes que obtiverem a média de 7,0 (sete) a 7,9 (sete inteiros e nove décimos).
DAS APRESENTAÇÕES
O FESTINVDR acontecerá dia 8 de Fevereiro No Centro Coreográfico do RJ, às 15h para chegada dos bailarinos (para aquecer, passar palco, afinar a coreografia e se arrumar) e às 18h para início das apresentações. Resultado das premiações será as 20h30.
Os coreógrafos deverão comunicar à Comissão Organizadora, com antecedência de até 72 (setenta e duas) horas, a ocorrência de problemas ou desistência.
Cada coreografia deverá ter um assistente para organizar o uso de camarins, figurinos e som.
Os camarins deverão ser desocupados logo após as apresentações, para que sejam ocupados imediatamente pela próxima coreografia.
No camarim haverá uma lista com a ordem se apresentação de cada coreografia inscrita.
O concorrente que ultrapassar o tempo limite abaixo estabelecido para apresentação será automaticamente desclassificado:
I – Solo: até 2min (dois minutos);
II – Duo e Trio: até 3min (três minutos);
III – Conjunto Infantil, Juvenil e Adulto: até 4 (quatro minutos);
V – Ballets de Repertório: o tempo fiel da obra.
DA PREMIAÇÃO
O Festival Interno Vidançar conferirá prêmios para o melhor grupo, melhor coreógrafo, bailarino (a) revelação, para o melhor bailarino e a melhor bailarina além de entrega de troféus para os 1o, 2o e 3o lugar de cada uma das modalidades Ballet Clássico, Ballet de Repertório, Dança Contemporânea, Jazz e Danças Urbanas e em todas as categorias, quando houver.
As premiações em dinheiro serão:
I – R$ 200,00 para o melhor grupo;
II – R$ 100,00 para o melhor coreógrafo;
III – R$ 100,00 para o melhor bailarino;
IV – R$ 100,00 para a melhor bailarina
V – R$ 100,00 para o(a) bailarino(a) revelação.
QUEM PODE PARTICIPAR
Todos os alunos, ex-alunos, responsáveis, pais e amigos do PROJETO VIDANÇAR.
É proibida a participação de professores nas montagens das coreografias.
Todas as obras, ensaios e coreografias deverão ser feita pelos alunos, ex-alunos, responsáveis, pais e amigos do PROJETO VIDANÇAR.
É obrigatória a participação dos bailarinos do GRUPO VIDANÇAR, tanto como bailarinos como coreógrafos em no mínimo 5 apresentações.
Ficha Técnica: Direção Geral Ellen Serra
Direção Técnica Sabrina Vaz
Coreografia Sabrina Vaz/ André DB/ Carolina Dayana
Serviço: Data: 08/02/2020 Horário: 16h30 Valor do Ingresso: Gratuito Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico a partir das 15h no dia do evento Classificação: Livre Duração: 1h15
Caravana | Canoa Cia de Dança
Sinopse/Resumo: Caravana é um balé contemporâneo, com trilha sonora nacional, que traz à cena sujeitos em travessia coletiva. Um bando, um cardume ou refugiados atravessando uma paisagem. São errantes que decidem compartilhar o caminho e seguir um cortejo em comum.
____
Atravessar um deserto, um continente, um território, uma paisagem.
A caravana se forma pelo encontro entre os que são diferentes, mas
compartilham a mesma rota. A construção coletiva do caminho e a
comunhão das experiências suscitam o desafio: como caminhar juntos
apesar do que nos separa?
Tarde, noite e alvorada. Sol, breu e recomeço. O tempo cruza o espaço
e hoje já não são mais os mesmos aqueles que um dia iniciaram o
percurso. Nem é mais o mesmo o chão em que pisam.
O corpo na paisagem e a paisagem no corpo. O que nosso movimento
atravessa? O que nos une em caravana?
Sobre a Canoa Cia de Dança
A Canoa Cia de Dança foi criada em junho de 2018, no Rio de Janeiro, pelo bailarino e coreógrafo Vitor Cunha com o objetivo de reunir bailarinos interessados em experimentar novos processos de criação em dança. Atualmente a Canoa é uma das companhias residentes do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e conta com dez bailarinos de distintas origens e formações. Em 2019, a coreografia “Caravana” foi premiada como uma das dez melhores coreografias do festival MoviRio, sendo selecionada para a mostra que será realizada no Teatro Cacilda Becker, em abril de 2020.
Sobre “Caravana”
Caravana é um balé contemporâneo, com trilha sonora nacional, que traz à cena sujeitos em travessia coletiva. Um bando, um cardume ou refugiados atravessando uma paisagem. São errantes que decidem compartilhar o caminho e seguir um cortejo em comum.
____
Atravessar um deserto, um continente, um território, uma paisagem.
A caravana se forma pelo encontro entre os que são diferentes, mas compartilham a mesma rota. A construção coletiva do caminho e a comunhão das experiências suscitam o desafio: como caminhar juntos apesar do que nos separa?
Tarde, noite e alvorada. Sol, breu e recomeço. O tempo cruza o espaço e hoje já não são mais os mesmos aqueles que um dia iniciaram o percurso. Nem é mais o mesmo o chão em que pisam.
O corpo na paisagem e a paisagem no corpo. O que nosso movimento atravessa? O que nos une em caravana?
____
O espetáculo foi viabilizado através da colaboração de 50 benfeitores em campanha de crowdfunding no site Benfeitoria.
Ficha Técnica: Direção geral e Coreografia: Vitor Cunha
Intérpretes criadores: Ana Paula Araujo, Áthila Muniz, Carolina Gomes, Letícia Guerra, Luana Macedo, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Paloma Clinquart, Vinicius Duque e Vitor Cunha
Colaboração artística: Maria Vakhrusheva
Iluminação: Raimundo Pedro
Projeto gráfico: Pedro Medina e Tadeu Asevedo
Produção: Paloma Clinquart e Vitor Cunha
Assistente de figurino: Letícia Guerra
Confecção de figurino: Flavio Mothé e Jacira Garcias
Confecção de cenário: Flavio Mothé
Serviço: Data: Dias 14 e 15 de fevereiro às 20h e dia 16 de fevereiro às 18h Horário: Dia 14/02 - sexta - estreia às 20h Dia 15/02 - sábado - sessão às 20h Dia 16/02 - domingo - sessão às 18h Valor do Ingresso: R$ 30,00 inteira Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico nos dias do espetáculo ou na plataforma https://riocultura.superingresso.com.br/ Classificação: Livre Duração: 3 dias
Corpos dialogam (resultado da residência artística Corpos Híbridos)
Linguagem: Dança
Público alvo: Público em geral
Sinopse/Resumo: Na África e no Mundo, a magia é tida como uma forma de alcançar poderes com rituais de certas seitas ou, simplesmente, pela repetição de padrões de comportamento. A Tradição, seja através da oralidade, de símbolos, manuscritos, objetos sagrados e até nos movimentos corporais, evoca-se a ancestralidade de toda uma sociedade. No mundo contemporâneo, para o indivíduo mundializado, a diferença racial é ambivalente, visto que confere poder mas também marginaliza. Momentos em que tudo está preto, e não vemos com os olhos, apalpamos a vida num sonho profundo de angústia e dor, mas quando despertamos encontramo-nos em caos e somos apenas um corpo no mundo, trazendo na bagagem toda essa vivência, mesmo que inconscientemente. A ficção é posta de forma real no espaço cênico sob a imaginação da encarnação: A imagem forte e a fisicalidade dos corpos em movimento, geram diferentes momentos de dúvida, escolha e opiniões.
Ficha Técnica: Produção: Pak e Viviane
Serviço: Data: 15 de fevereiro no Loft Horário: às 17h Valor do Ingresso: R$20 (inteira) Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico e plataforma online Classificação: Livre Duração: 1h
Workshop Eu Sambo Assim
Sinopse/Resumo: Um dos maiores e mais completos workshops da dança do samba no cenário brasileiro. Visa o público nacional e internacional do samba no pé. O evento visa difundir melhor a cultura da dança da maior expressão cultural brasileira. Parte da renda é revertida para o projeto que acontece pelo 5° ano consecutivo, possibilitando atividade a jovens e adultos que não podem ter acesso a aulas de dança de qualidade com profissionais gabaritados.
Ficha Técnica: Diretor artístico: Gabriel Castro
Diretora Administrativa: Laíza Bastos
Chefe de produção: Diogo Barroso
Serviço: Data: Dia 17, 18 e 19 de Fevereiro Horário: das 13h às 20h Valor do Ingresso: Consultar produção Local de venda: Venda direta pela produção Classificação: 12 anos Duração: 6h/dia Informações: 21998930466
PEOPLE
Sinopse/Resumo: Sucesso desde os anos 80, o Charme é o grande protagonista do espetáculo “People”. Dirigido pelo coreógrafo e líder da Dança Charme & Cia, Marcus Azevedo pretende mostrar um pouco do cotidiano e da realidade vivida pelos dançarinos de ritmos urbanos como o Charme, popularmente conhecidos como “Charmeiros”.
O elenco conta com 22 atores/dançarinos, frequentadores dos bailes, que passaram por uma preparação corpórea e de movimentos rigorosa. Na seleção musical, o público poderá assistir a performances coreografadas com canções clássicas dos bailes de charme, além de Elza Soares, Racionais MCs, Tim Maia, Chaka Khan, entre outros.
Ficha Técnica: Foto: Árvore 2.0 Figurino: NKenge.Br Assessoria: Iolanda Vieira Iluminação: Gil dos Santos Co. Produção: Eduardo Gonçalves Direção/Criação: Marcus Azevedo Elenco: Jade Pitanga, Cris Marques, Cleiton Santos, Daianny dos Santos, Fernanda Amaral, Gedson Glabson, Haniel Vianna, Igor Gomes, Jessica Esteves, Luan Adão, Pedro Barreto, Felipe Salsa, Katia Bispo, Sevenir Jr, Wallace Vinicius, Xandy Neguitto, Ruan Daumas, Caio Lafaiete, Jader Gama, Erika Vidal, Rogério Jr. Coreografia: Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Bailarinos
Serviço: Data: 19 de fevereiro no Teatro Angel Vianna Horário: 18h e às 20h Valor do Ingresso: Gratuito Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico a partir das 15h no dia do evento Classificação: Livre Duração: 1h
Revlon Empire Ball
Sinopse/Resumo: A Revlon Empire Ball terá sua primeira edição no Rio de Janeiro, feita com aulas e uma batalha de voguing. As oficinas ocorrerão no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, produzidas pela Iconic House of Revlon capítulo brasileiro e contará com professores internacionais, vindos diretamente de Paris, além de professores nacionais. Será feito em 3 dias, onde os 2 primeiros dias serão compostos por oficinas de dança e maquiagem com 2 horas de duração cada. No terceiro dia acontecerá uma ball, uma competição de voguing em local a ser divulgado. A Iconic House of Revlon tem sua “sede” em Paris(França) e capítulos por vários Países do mundo, o capítulo brasileiro está responsável pela execução deste evento que trará profissionais de fora do País e de outros estados do Brasil.
Ficha Técnica: Coreógrafa: Mother Keiona Revlon
Coreógrafo: Prince Luky Revlon
Coreógrafa:Princess Makayla Revlon
Coreógrafo: Father Vinii Revlon
Coreógrafa: Gigi Revlon
Serviço: Data: 27 e 28 de Fevereiro de 2020 Horário: das 9h30 às 17h Valor do Ingresso: Gratuito Local de venda: Venda direta pela produção Classificação: Livre Duração: 2 dias
Gala 4 Movimentos
Sinopse/Resumo: Grupo de estudantes de ballet clássico do Centro de Movimento Deborah Colker sobre direção de Rosinha Pulitini e Juliana Meziat. O espetáculo é um apanhado de trabalhos realizados nos últimos anos , trabalhos inclusive premiados em festivais na cidade do Rio de Janeiro e Festivais Nacionais. O espetáculo também faz parte da preparação das alunas para a viagem a Porto em Portugal e para o YAGP em Nova York no primeiro semestre de 2020.
Ficha Técnica: Juliana Meziat – coreógrafa e professora
Rosinha Pulitini – Coreógrafa e professora
Serviço: Data: 29 de Fevereiro de 2020 Horário: sábado às 17h Valor do Ingresso: R$40 (inteira) Local de venda: Bilheteria do Centro Coreográfico a partir das 15h no dia do evento Classificação: Livre Duração: 1h
