Oficina Aos Sábados Danço | O corpo e os espaços

Foto: Divulgação

O Coletivo Ver e Não Ver propõe uma oficina onde os participantes serão estimulados a refletir e criar com o corpo. A partir de questões que atravessam diariamente tanto o processo criativo do Coletivo quanto os participantes individualmente, foi elaborada uma oficina que se direciona ao espaço, ou aos espaços. Esse assunto amplo será abordado em três aspectos respectivamente: espaço interno, que diz respeito às estruturas anatômicas do corpo; espaço externo, que trata do pessoal/social e/ou artístico/cênico; e físico, relacionado às edificações, aos espaços urbanos e como nos locomovemos através deles.

O objetivo da oficina “O corpo e os espaços” é convocar o participante, sendo artista ou não, a pensar e solucionar poético-criativamente alguns questionamentos sobre a mobilidade urbana da pessoa com deficiência. Partindo do micro para o macro, ou de dentro para fora.

A oficina inicia com exercícios de sensibilização, estimulando os ossos e articulações, músculos e pele, buscando conscientizar o indivíduo de si. Em seguida, transita-se para o próximo espaço, o social/pessoal, onde o foco está na percepção do espaço externo, observando-se o contorno do próprio corpo e do corpo do outro. Explorando a troca e a relação entre diferentes corpos, com a ajuda de um balão de ar, uma fina camada de plástico que contém um espaço “vazio”. E, por último, uma reflexão sobre os espaços físicos e sua acessibilidade e como transformar as dificuldades em ferramentas de criação, possibilitando ao participante experimentar um pouco do processo criativo do Coletivo, a estrutura de ensaio e colaborar ativamente na construção de uma nova obra do grupo, com reflexões, movimentos e questionamentos.

Sobre os ministrantes:

Carol Bahia: Graduanda em Licenciatura em Dança pela FAV/RJ. Participou como bailarina com o espetáculo “O Abraço”, do Coletivo Ver e Não Ver, apresentado no Teatro Angel Vianna, na Vila Olímpica Greip da Penha e no festival Tudanzas em Barcelona. Atua como estagiária no Projeto Bailarina Balãozinho na EFAV/RJ, Curso Livre.

João Mandarino: Graduado em Licenciatura em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna, em 2017. Desenvolve sua pesquisa a partir da movimentação do universo da capoeira, um estudo sobre o fluxo, os movimentos acrobáticos e a circularidade presentes. Desde abril de 2018 integra o Coletivo Ver e Não Ver.

 

ATIVIDADE GRATUITA

 

Inscrições:

O corpo e os espaços

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de janeiro de 2020.

Data: 25 de janeiro
Horário: Sábado, de 10h às 12h30
Ministrante: Carol Bahia e João Mandarino
Público alvo: Bailarinos, atores e pessoas interessadas pelo movimento
Classificação etária: 16 anos
Vagas: 20

Deixe um comentário