Na ocasião, a cia propõe parte do efeito pedagógico e estético consolidado pela pesquisa sobre o desequilíbrio. A experiência atravessa a ressignificação do próprio termo, perpassando por elementos da fisicalidade até atingir reflexões filosóficas do mesmo.
Sobre o ministrante:
Paulo Emílio Azevedo é Professor, Pós Doutor em Políticas Sociais e Doutor em Ciências Sociais com especialização em Antropologia do Corpo e Cartografia da Palavra. Escritor, criador no campo das artes cênicas e consultor na área de Educação e Cultura, cuja pesquisa tem por objetivo refletir sobre outras formas de comunicação aos diversos protagonismos e redes de sociabilidade na sociedade contemporânea. Seu trabalho aparece bem ilustrado pelo processo criativo, conceitual e de gestão; onde tal experiência destaca a capacidade de unir teoria e prática como lugares de conversação, cabendo sublinhar as ações que desdobram no espaço urbano, na capacitação de estudantes e educadores e na formação de intérpretes e atores. Profissional preocupado em valorizar o “belo” em suas múltiplas formas. Recebeu diversos prêmios, entre eles “Rumos Educação, Cultura e Arte” (2008/10) através do Instituto Itaú Cultural e “Nada sobre nós sem nós” (2011-12) no âmbito da Escola Brasil/Ministério da Cultura, com o intuito da publicação do livro “Notas sobre outros corpos possíveis” (2014) – com o mesmo concorreu a final do Prêmio Rio Literário (2015) na categoria “Ensaio”. Sendo um dos introdutores das práticas do poetry slam no Estado do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo uma série de ações no campo da palavra falada e performance poética. No ano de 2016 foi um dos escritores convidados pela FLIP Paraty/RJ, em 2017 integrou o grupo de escritores na Printemps Littéraire Brésilien/Paris Sorbonne Université e em 2018 representou o país na Journée d’Etudes Cultures, arts et littératures périphériques dans les Amériques: une approche transnationale de la production, la circulation et la réception em Lyon (França). Em sua principal pesquisa na Literatura está o reconhecimento do método Reestruturalismo. Quanto ao processo criativo quatro conceitos atravessam sua metodologia de trabalho, aquilo que o próprio denominou de 4D: desequilíbrio, desobediência, desconstrução e deformação – um aprofundamento sobre os mesmos pode ser melhor observado na plataforma da Cia Gente. Tem dezessete livros escritos, sendo dezesseis publicados. É pai de Hiago, sua obra-prima.
ATIVIDADE GRATUITA
Inscrições:
As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de dezembro de 2019. Data: 11 de dezembro de 2019 Horário: Quarta-feira, de 19h às 21h30 Ministrante: Paulo Emílio Azevedo Público alvo: Pessoas que tenham vivência em artes do corpo. Classificação etária: 16 anos Vagas: 30
