O IV Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca traz a proposta de fomentar as discussões sobre este campo no Rio de janeiro, a partir de temas e relatos de experiências, perspectivas e propostas de educadores em dança de diferentes sistemas de ensino em uma parceria do Curso Técnico em Dança da Rede FAETEC e da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
OFICINAS*
* Ao se inscrever para o Seminário, escolha de qual oficina gostaria de participar. Link no final da publicação.
Oficina 1: Oficina composição coreográfica
A partir do diálogo entre a metodologia dança significativa, de Rosane Campello, e a obra do poeta pernambucano José Adriano Alves, a oficina busca poetizar as memórias do corpo, sua relação com a identidade e suas escritas no espaço como estratégias para composição coreográfica sob trilha sonora nacional.
Ministrantes:
Rosane Campello: Mestre em Ensino das Artes Cênicas pela UNIRIO. Pós graduada em Didática do Ensino da Dança pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade. Pós Graduadaem Metodologia do Ensino pela Faculdade Souza Marques. Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, fez duas extensões em Nova Iorque, onde estudou Técnica Rommett, Jazz, Street Dance e Preparação Física para bailarinos. Professora convidada da Pós-graduação em Didática e Ensino da Dança -Univercidade Diretora artística da Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch desde sua origem. Coordenadora e Idealizadora do primeiro curso Técnico em Dança da Rede FAETEC de ensino. Em julho de 2019, juntamente com Luciana Carnout, esteve em residência artística na cidade de San Luís Potosi, no México com as seguintes companhias: Balé provincial do Instituto Potosino de Belas Artes, La Iguana, Núcleo DanzaEscénica e Stilleto Cia de Dança. No mesmo período participaram do Seminário Internacional de Arte Educação em homenagem a mestra Patricia Aulestia, que ocorreu no Teatro de La Paz.
Luciana Carnout: Mestre em Ciência da Arte pela UFF e pós-graduada em Arte Cultura e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Bacharel em Dança pela UFRJ (2006) e licenciada em Dança (2008) pela Universidade Cândido Mendes. Além de professora concursada, foi também coordenadora do Curso Técnico em Dança integrado da Rede FAETEC/RJ por dois anos (2016/2017). Atual coordenadora do Curso Técnico em Dança PRONATEC/FAETEC. Atriz-bailarina integrante da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, dirigida por Rosane Campello, desde sua origem em 1999, atuando em todos os espetáculos nas turnês nacionais e internacionais. Membro da Comissão Artística do Sindicato dos Profissionais da Dança em Dança Contemporânea. Em julho de 2019, juntamente com Luciana Carnout, esteve em residência artística na cidade de San Luís Potosi, no México com as seguintes companhias: Balé provincial do Instituto Potosino de Belas Artes, La Iguana, Núcleo Danza Escénica e Stilleto Cia de Dança. No mesmo período participaram do Seminário Internacional de Arte Educação em homenagem a mestra Patricia Aulestia, que ocorreu no Teatro de La Paz.
Oficina 2: (Cria)ção em Dança
Oficina de criação em dança para crianças e adultos que busca o movimento por meio do afeto, ampliando a relação entre as idades e explorando o fazer artístico através da dança e da brincadeira.
Ministrantes:
Ana Mello: Intérprete Criadora da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, técnica em Dança pela ETE Adolpho Bloch, Licencianda em Dança na UFRJ, Bolsista no Mapeamento dos Espetáculos em Cartaz no Río de Janeiro e Estudante de Teatro na Nova Escola de Teatro.
Lia Sevach: Intérprete/criadora e produtora na Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. Formada pelo curso Técnico em Dança da Rede FAETEC. Participou junto a companhia do II Festival de Danza Patricia Aulestia em Matehuala, San Luis Postosí no México. Licencianda em dança na UFRJ e bolsista no CAp UFRJ atuando como diretora de movimento no projeto EncenAÇÃO.
Oficina 3: Processo criativo e dança popular carioca
A oficina propõe a relação de construção cênica entre dança contemporânea e dança popular carioca, através da metodologia dança significativa, a partir das experiências periféricas de composição sociocultural que a cultura popular como o samba e o funk propõem.
Ministrantes:
Giulia Fiorani: Licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Técnica em Produção Cultural e Eventos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Intérprete/Criadora na Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch desde 2010, atuando em todos os espetáculos encenados em diversos teatros nacionais e também no exterior. Professora de Artes e do Curso Técnico em Dança – PRONATEC.
Letícia Januário: Técnica em dança formada pelo curso Técnico em Dança da FAETEC. Está no 7° período do curso de Teoria da Dança na UFRJ. É intérprete-criadora na Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch desde 2015. Foi coordenadora do acervo da midiateca e comunicação do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Atualmente, auxilia as tarefas administrativas do Teatro Municipal Ziembinski na produção e na comunicação.
Oficina 4: Criação de memórias – composição coreográfica
A oficina propõe uma intercessão entre a composição coreográfica e as artes visuais, permitindo aos artistas um mergulho interno em busca de sua identidade, suas memórias visuais e corporais. IMPORTANTE: levar uma tela de pintura ou papel.
Ministrantes:
Bruna Campello: Atriz, Licenciada em Dança pela UniverCidade – Ipanema. Cursou Pós-graduação em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e, na Faculdade Angel Vianna, cursou Preparação Corporal de Atores. Já realizou diversos trabalhos de direção de movimento, como na peça “Desapego”, “A Árvore dos Mamulengos”, “Utopia a Cidade dos Sonhos” e “2 nas 11”, todas do Grupo Clã de Nós. O Grupo foi fundado por ela e Léo Castro, em 2007. Possui oito prêmios de melhor atriz em Festivais Nacionais. Foi durante 15 anos, assistente de direção dos espetáculos da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. Em 2013, esteve em cartaz por oito meses consecutivos com a peça “Tô Duro, Mas Tô Em Cena”, recorde de bilheteria do horário no Teatro Miguel Falabella. Fez diversas participações em programas humorísticos da TV Globo, como: “Os Caras de Pau”, “Zorra Total”, ”Junto e Misturado”, Tá no Ar” e “Mister Brau”. Já fez participações também no “Fantástico” e, recentemente, na novela “Império”, “Babilônia” e “A Regra do Jogo”. Foi Vice campeã no Quadro “QUEM CHEGA LÁ?” do Domingão do Faustão, sendo a única mulher a chegar na final do quadro nas cinco edições. Esteve em cartaz por oito meses com a peça “Pé na Porta Comedy Show”, ao lado de Léo Castro e com direção geral de Fernando Caruso. Hoje faz parte do Elenco do programa “Treme Treme” no Canal Multishow.
Helena Bevilaqua: É graduanda em licenciatura em dança na Faculdade Angel Vianna, intérprete/bailarina desde o final de 2015 na Companhia de Atores e Bailarinos Adolpho Bloch. Participou de 12 espetáculos de dança da academia Espaço Arte em Movimento. Técnica em Dança da rede FAETEC/RJ.
Inscrições:
IV Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca
As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de setembro de 2019. Data: 19 de setembro de 2019 Horário: Quinta-feira, de 14h às 16h Ministrante: Vários Público alvo: Estudantes, professores e atuantes em dança Classificação etária: 15 anos Vagas: 20 cada oficina
