Como uma das artísticas mais antigas conhecidas, a Mímica é e sempre será um forte aliado nas construções cênicas e coreográficas. Há mímica em tudo, em todos os momentos das nossas vidas. Cada gesto pensado ou não vem de uma memória emotiva, de uma repetição. E esse arquivo gravado em nossa memória pode ser acessado a qualquer momento. Aprendemos os primeiros movimentos imitando os nossos pais, irmãos mais velhos. Depois, na fase adulta, imitamos tendências, posturas, e isso constrói nosso vocabulário de movimentos, nosso vocabulário mímico. A Oficina tem como objetivo trabalhar esses “arquivos” e, através da pesquisa de segmentação corporal, da contextualização e entendimento do espaço físico e da limpeza de cada gesto auxiliar o processo de criação coreográfica, no entendimento do corpo intérprete e na conexão com o público.
Sobre o ministrante:
Marcio Moura estudou interpretação teatral na UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). É gestor do Centro Teatral e Etc e Tal, uma das mais importantes cias de teatro físico do país, que tem como base a tríade teatro/mímica e humor. Com a entrada no Projeto Homens na Dança do Centro de Artes Nós da Dança, começou a se interessar por processos coreográficos inseridos em intervenções cênicas. Assim surge a Ore Cia Artística, coreografada e dirigida por Marcio Moura, e a Oficina Arquivos Gestuais.
ATIVIDADE GRATUITA
Inscrições:
Arquivos Gestuais: a Mímica na Dança
As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de setembro de 2019. Data: 25 de setembro de 2019 Horário: Quarta-feira, de 19h às 21h30 Ministrante: Marcio Moura Público alvo: Dançarinos, Bailarinos, Atores e todos interessados em trabalho corporal para cena. Classificação etária: 18 anos Vagas: 40
