Ensaio Aberto | Núcleo de Artes Integradas

O NAI abre ao público o início da pesquisa de seu próximo projeto. Uma investigação sobre o universo dos ESCOMBROS, realizada durante o projeto de residências artísticas do CCo RJ.
O projeto “ESCOMBROS” –  uma instalação performativa de Renato Rocha, é a mais nova criação do NAI, e será uma experiencia imersiva, interdisciplinar e intercultural, que transformará a Casa da Glória, no Rio de Janeiro, num Site Specifc, uma instalação Performativa, convidando os espectadores para um jogo dramatúrgico e sensorial.

 

O NAI – Núcleo de Artes Integradas é um núcleo de pesquisas continuadas, e foi criado em 2016 pelo diretor Renato Rocha, com o intuito de criar plataformas multidisciplinares e multiculturais, onde a partir do conceito de antropofagia, que o diretor vem chamando de processo criativo antropofágico, fundamentar estruturas de processo criativo, capazes de produzir dispositivos, ferramentas e fundamentos para pesquisas de possíveis dramaturgias, corporeidades, estados sensórios e afetivos e linguagens estéticas. Dessa forma, o NAI vem se estabelecendo num campo de pesquisa e interfaces entre as artes visuais, a performance art, o happening, o site specfic, a tecnologia, a palavra e as experiências imersivas e performativas, onde o espectador é convidado para o centro dessa experiência, criando, assim, por cognição, sua própria dramaturgia, e por consequência, sua obra.

 

A partir do tema escombros, o NAI reflete sobre essa sociedade em escombros sobre a qual vivemos hoje, o sujeito contemporâneo e seu corpo como esses edifícios em constante erosão, arruinamento e desmoronamento, a nova vida que ressurge após a destruição e as muitas camadas de histórias e memórias soterradas por sob os escombros. O que seria caminhar sobre os escombros e construir um sonho possível para um novo futuro? Ou seria uma utopia? Dessa forma o grupo será convidado a criar atravessamentos capazes de traduzir essas questões numa obra aberta e multidisciplinar.

ATIVIDADE GRATUITA

 

Data: 24 de julho, quarta-feira
Horário: 19h às 21h30 
Público alvo: interessados em geral
Classificação etária: 16 anos

Deixe um comentário