A dança Afro existe desde que o primeiro negro pisou no Brasil, ou seja, teve sua origem através dos negros escravos. A dança Afro Brasileira é constituída de movimentos de cabeça, ombros, quadril, juntamente com outros movimentos e ritmos do folclore brasileiro, como: Maracatu, cafezal, lundu, frevo, samba de roda, entre outros, inclusive a dança dos orixás. Como uma forma de expressão artística, baseada nas tradicionais danças negras, que vem se desenvolvendo há algum tempo, sobretudo no Rio de Janeiro.
Em um movimento de apoio e reconhecimento à importância dos grandes mestres da dança afrobrasileira, o Centro Coreográfico recebe Charles Nelson nessa série de oficinas.
Sobre o ministrante:
Charles Nelson começou a estudar música a partir dos cinco anos de idade, se dedicando especialmente ao piano. Cursou a Escola de Teatro Martins Penna, tendo trabalhado com mestres como Luiz Mendonça, Zé Celso, Amir Haddad, Riva Singer, Ausônia Bernades, Alexandre Trik, Graciela Figueiroa, Klaus Viana, entre outros.
Aluno da Escola de Dança INEARTE, atual Escola de Dança Maria Olenewa, foi preparado por Edmundo Carijó, por cerca de sete anos. Estudou Ballet Clássico, Dança Moderna, História da Dança, Teoria Musical, Ritmoplastia, Anatomia, Compasso, História da Arte, Dança Caráter e Dança Afro-Brasileira, na qual se tornou especialista.
Participou da caravana cultural com o musical de Teatro-Fórum “Cor doBrasil”, integrando o elenco do Centro de Teatro do Oprimido nas localidades de Zinguichor, Kaolack, Kafrinne e Dakar, no Senegal, participando, inclusive do III festival Mundial de Artes Negras, ocorrido em dezembro de 2010, no Senegal.
Como Coreógrafo, fundou o Grupo de Artes ILÊ-OFÉ, em 1983, composto por: bailarinos, músicos, percussionistas, atores e capoeiristas que atuam na pesquisa, inovação e produção de espetáculos de Dança Afro-Brasileira. O grupo coleciona uma série de premiações: Conselho Brasileiro de Dança (CBDD), 2º Festival SESC de Friburgo, entre outros. Além de ter participado de diversos eventos culturais, como Palco sobre Rodas, convenções e seminários.
Data: Todas as terças e quintas Horário: 17h às 18h30 Ministrante: Charles Nelson Valor: R$ 120,00 (pagamento mensal, a ser efetuado diretamente com o artista) Público alvo: interessados em geral Classificação etária: 16 anos Vagas: 40
