“Nosotros, os lirismos do cotidiano” em cartaz nos dias 07, 08 e 09 de junho no Teatro Angel Vianna

NOSOTROS é uma metáfora sobre a solidão, a falta de contato profundo.

O questionamento sobre as relações, atravessadas por encontros e desencontros, numa experiência vivenciada por pessoas simples e comuns, num espaço que frequentam habitualmente com o propósito de conhecer umas às outras e ter a chance de suas emoções serem movidas pela dança.

O ambiente ao mesmo tempo claustrofóbico e receptor, armazenando diferentes emoções, sensações, impressões e experimentos, numa ambiência teatral um tanto cinzenta.

NOSOTROS fala, acima de tudo, da nostalgia e do emaranhado de memórias em que as personagens, quase em carne viva, fazem transbordar toda a emoção, em busca por um diálogo afetivo, um tanto desconcertante e desconexo.

 

O NÚCLEO DE DANÇAS PARA ATORES

Núcleo de Dança para Atores surgiu em 2000 a partir de inquietudes artísticas dos profissionais e professores da secular Escola de Teatro Martins Penna-RJ, Armando Nesi, Arabel Issa, Dudu Gama e Roberto Lima para dar continuidade à pesquisa, investigação e elaboração de um pensamento sobre o corpo expressivo do ator aliado à dança, iniciados nas aulas de Expressão Corporal, Dança e Interpretação durante o curso.

Desde a primeira formação até hoje, o Núcleo compreende 25 atores-intérpretes formados na Martins Pena, com diversas temporadas e participação em festivais com os espetáculos “Sopro”, “Nossos Espaços Vazios” e “Crianças de Terezín”, entre outros. Em 2018 foi agraciado pela ALERJ com o Diploma Heloneida Studart por sua importância artística e cultural para o estado do Rio de Janeiro.

Em meados 2018 também foi selecionado para participar da Residência Artística do CENTRO COREOGRÁFICO da Cidade do Rio de Janeiro, numa parceria que se estende neste ano de 2019, comemorada agora com a estreia do seu novo espetáculo de dança-teatro NOSOTROS – Os Lirismos do Cotidiano.

APRESENTAÇÃO

NOSOTROS é um trabalho especial e singular de dança-teatro. Um mosaico fragmentado de memórias e sentimentos que suscitam no espectador um outro mosaico de memórias e emoções, provocando um movimento reverberador de sensações humanas: o outro. Eterno enigma a ser infinitamente desvendado no cambiante espectro das relações humanas.

Ao som do bolero, somos confrontados com nossos próprios encontros e descaminhos presentes nos nossos jogos emocionais. Nossos amores e rejeições, traçados pelo único criador de nossa felicidade ou desgraça: o outro espelhado em nós mesmos.

A trilha do espetáculo é composta por 10 boleros consagrados, todos cantados em castelhano na voz de José Feliciano e Marco Aurélio, dois ícones desse gênero musical. Junto a eles há também um bolero instrumental, defendido pelo grande instrumentista Esteban: Besame Mucho.

NOSOTROS conta ainda com 05 poemas do extraordinário poeta argentino Jorge Luis Borges, que trazem sonoridade poética em algumas cenas.

Todos os poemas são defendidos pelos intérpretes em castelhano, explorando a rica melodia da língua. A apropriação da palavra e do silêncio apresenta um valor melódico no trabalho, para além das composições musicais; e a ausência da música, em certos momentos, personifica a incompletude, palavra presente em todos os signos do espetáculo.

INTÉRPRETES

Arthur Morsch

Araci Breckenfeld

Felipe Pedrini

Farley Matos

Guilherme Gomes

Maisa Oliveira

Marcelle Bessa Bens

Wallace Farias

Zéza

 

FICHA TÉCNICA

Concepção e Roteiro  ROBERTO LIMA

Direção Artística DUDU GAMA

Coreografia RODRIGO NEGRI

Iluminação RENATO MACHADO

Cenografia ROBERTO LIMA / MACIEL TAVARES

Figurino ROBERTO LIMA

Consultoria de Poemas CAROLINA VIRGUEZ

Trilha Musical organizada por ROBERTO LIMA

Programação Visual FARLEY MATOS

Projeto / Gestão de Editais  e Mídias Sociais ARY FREITAS / MACIEL TAVARES

Fotografia PRISCILLA MOTA & ARY FREITAS

Audiovisual ARY FREITAS

Operação de Luz e Som HERBERT SAID

Costureiras CÉLIA REGINA / ROSÂNGELA ASSIS

Apoio Técnico SHEILA BATISTA

Serviço:
Evento: NOSOTROS - Os Lirismos do Cotidiano
Linguagem: Artes Cênicas
Data: 07, 08 e 09 de junho
Horário: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h
Valor do Ingresso: R$20,00 inteira, R$10,00 meia
Público alvo: Público em Geral
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do Centro Coreográfico nos dias do espetáculo a partir das 15h ou pela internet na plataforma https://riocultura.superingresso.com.br/ .
Classificação: 10 anos
Duração: 50 minutos

Deixe um comentário