A residência será uma oportunidade de vivenciar o trabalho e pesquisa da Cia Dança sem Fronteiras e trabalhar com as técnicas DanceAbility, dança-teatro e improvisação para a criação coreográfica que acolhe a diversidade dos intérpretes.
Conteúdo a serem tratados durante a residência:
- Mapeamento Corporal; sua estrutura, pele, músculos e osso;
- Aquecimento corporal com a atenção às sensações;
- Desenvolvimento de estruturas de improviso (noções básicas: Sensação – consciência corporal; Tempo – diversas dinâmicas incluindo a pausa; Relação – com o outro a partir da percepção de si mesmo; Composição – construções coreográficas e desenhos em relação ao espaço, o outro e a comunidade);
- Comunicação através do movimento;
- Pesquisa de movimento e composições coreográficas;
- Presença do corpo e desenvolvimento da escuta como um todo;
- Escrita reflexiva – registro e reflexões.
Sobre os ministrantes:
Fernanda Amaral coreógrafa, bailarina, educadora, residiu na Grã-Bretanha por 20 anos, com Bacharelado Honroso em Educação pela Universidade de Cardiff em 2001, título de professora de DanceAbility (USA) em 2005. Prêmios “Bonnie Bird” por mérito em 2009 pelo “Laban Center” em Londres, “Lisa Ulman” na França 2000 e patrocínios do conselho Britânico de Artes. Fundou Patuá Dance cia de dança-teatro em 1993 no País de Gales e a Cia Dança sem Fronteiras em 2010 em São Paulo.
Dança sem Fronteiras desde sua criação, realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus e diversos SESCs, além de participação em festivais Sencity no MAM, Vozes do Corpo e Mostra Internacional Mais Sentidos no Teatro Sérgio Cardoso. A Cia. foi contemplada: em 2013 pelo Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) e com o ProAc de Produção de Espetáculo de Dança e em 2015 e 2018 pelo Edital de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
ATIVIDADE GRATUITA
Inscrições:
As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de dezembro de 2018. Data: 18, 19 e 20 de dezembro de 2018 Horário: 14h às 16h30 Ministrante: Fernanda Amaral e Dança sem Fronteiras Público alvo: Adultos com e sem deficiência, bailarinos, estudantes de dança, teatro e educação. Classificação etária: 16 anos Vagas: 30
