FAV em Residência – 24 a 26 de outubro

residência angel

FAV EM RESIDÊNCIA 

 

A Escola e Faculdade Angel Vianna tem o prazer de apresentar as novas Companhias de Dança que realizam Residência Artística 2018 na instituição. Uma Ocupação no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro com oferecimento de workshops em formato de aulas para interessados em dança e, ainda, debates e rodas de conversa com os jovens coreógrafos e artistas realizadores, finalizando, à cada noite, com um espetáculo resultante das Residências Artísticas 2018.

 

Dia 24/10: CIA DINAMOSFERA

10h – Workshop da Companhia Dinamosfera – Técnicas de Duos para Danças

​Uma aula de dança contemporânea para idades entre 14 e 90 anos, onde será explorada a técnica de Duos, presente no processo criativo da companhia DINAMOSFERA, através de abordagens, tais como: conscientização do movimento no espaço, contato-improvisação, contrapesos e desequilíbrios, em que, até o final da aula, produzirão material coreográfico experimental para gerar sequências coreográficas dançadas por todos os participantes. Ao final uma roda de conversa.

19:30h – Espetáculo: Aponte – Cia DINAMOSFERA

“a vida dura um dia, Luzia. E dessa vida não se leva nada.” Inspirados neste trecho e na na obra musical de Maria Bethânia, Dinamosfera Companhia de Dança traz à cena as relações interpessoais, as transformações de um indivíduo e a voracidade e delicadeza de viver a vida em um dia e todos os dias de uma vida.Espetáculo de dança contemporânea que caminha pelas novas linguagens e pesquisas em movimento, danças populares, danças a dois entre outras referências a fim de construir uma nova expressividade. Tomando como inspiração algumas músicas de Maria Bethânia, os coreógrafos caminham por nuances individuais e coletivas, pelas diversas possibilidades de corpos distintos e também harmonizados. Este é o primeiro projeto profissional da Dinamosfera, um núcleo criativo de movimento e arte que aqui traz uma companhia de dança com jovens profissionais com desejos e vontades latentes de compartilhar suas criações. Ao lado da equipe técnica que possibilitou este trabalho

Direção e concepção: Dinamosfera – Dinis Zanotto, Flavia Spinardi e Tamires Coutinho.

Coreografia: Dinis Zanotto, Flavia Spinardi e Tamires Coutinho

Produção executiva: Mariana Chew

Iluminação: Frederico Paredes

Figurino: Liza Machado

Trilha sonora: Gabriel Reis e João Mello

Bailarinos: Denise Guerchon, Dinis Zanotto, Flavia Spinardi e Tamires Coutinho.

 

Dia 25/10 – Lena Santos e Dilo Paulo

 

10h – Workshop de AfroMix com Lena Santos e Dilo Paulo

Vivência do processo de concepção do espetáculo MUHATU. Utilizando a metodologia Afromix. Afromix é um estilo de aula desenvolvido por Dilo Paulo, bailarino Angolano e Lenna Santos, bailarina brasileira. Estilo esse que mistura ritmos Africanos (Kuduro, Afro e Afro House) e a contemporaneidade, junto com fundamentos de outras técnicas de dança (dança contemporânea, hip hop, ballet…). Esse estilo de dança permite uma maior amplitude de movimento somada a dinâmica, resistência, coordenação motora e o principal que é : o PRAZER PELA DANÇA

19:30h – Espetáculo: MUHATU ( MULHER ) – Direção de Dilo Paulo e Lenna Santos

Neste tempo ser mulher é lidar a todo momento com linhas tênues. É a tentativa diária de se equilibrar entre a independência e a intimidação. Muhatu apresenta movimentos de força, suavidade e variações de dinâmica, uma mistura de dança contemporânea, hip hop, kuduro, afro e afro mix.  Nascemos, crescemos, amamos, vivemos, ensinamos, perdemos, lutamos na garra, para nunca pararmos de gerar vida, gerar amor, gerar dor, gerar mundo, muhatu!!! Dialogar com o espectador através da necessidade universal do corpo em se movimentar, propiciar o diálogo, a pesquisa e a experimentação de novas linguagens artísticas, cênicas e performáticas. Incentivar jovens na carreira artística, Promover intercâmbio entre diferentes nacionalidade conectar a arte, com a cidade e seus habitantes, criar uma experiência que possa ser vivida com intensidade pelos espectadores, despertar interesse do público pelos diversos segmentos artístico, de forma reflexiva sobre a temática.

Direção Coreográfica: Lenna Santos, Dilo Paulo

Intérpretes: Lenna Santos, Pedro Greco, Julia Delmondes, Raquel Leao, Isis Mesquita

 

Dia 26/10 – Cia Motirô

10h – Workshop com a Companhia Motirô – O processo criativo em exposição

Uma aula de dança contemporânea, onde será apresentado ao participantes um pouco do processo criativo do espetáculo CATARSE, através de ferramentas de composição utilizadas pela companhia. Os 10 intérpretes criadores, estarão presentes para trocar experiências e criar junto com os participantes, trazendo um pouco da atmosfera da obra em questão. A companhia trará para esta aula, uma das metodologias utilizadas no processo criativo da obra CATARSE, começando com uma sensibilização do corpo onde através do toque, os participantes estimulam camadas como pele, músculos e ossos, a fim de despertarem, para uma percepção mais apurada da movimentação da estrutura interna e da experiência coletiva, de uma escuta de grupo. Segue uma improvisação direcionada, para liberar os fluxos e deixar o corpo mover livre, para posteriormente transformar os estímulos, em partituras de movimento. Esses estímulos, virão de imagens de quadros da pintora Frida Kahlo e também da pergunta: que tipo de armadilha você criaria para alguém? Deixando em aberto, duas possibilidades de criação de cenas, com sensações bastante diversas, assim como acontece em “CATARSE”.

19:30h – Espetáculo: Cia Motirô em “CATARSE”.

Companhia Motirô: em Tupi-Guarani, palavra que origina o termo “mutirão”; reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos.

Ficha Técnica:

Direção artística/ concepção: Cacá Otto Reuss

Intérpretes criadores: Ana Luiza Gonçalves, Brigitte Wittmer, Carolina Maciel, Cacá Otto Reuss, Georgia Tonus, Giulia Castilho, Guilherme Soifer, Isabella Serricella, João Mandarino, Rebeca Goldoni.

 

Data: 24,25 e 26 de outubro de 2018
Horário: 10h às 13h workshops e 19h30 às 21h espetáculos.
Valor do Ingresso dos espetáculos: R$10,00 inteira e R$ 5,00 meia
Classificação: Livre para os espetáculos
Duração: 3h de workshops e 1h30 para cada espetáculo

 

Deixe um comentário