
III Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca
O Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca acontece desde 2016 com realização da Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch em parceria com o Curso Técnico em Dança Eteab/FAETEC e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.
O Seminário inicia com a mesa de conferência de abertura, composta por Rosane Campello, Jardel Lemos, Isabela Buarque, Andrea Amanda, Bruna Campello, Cláudia Petrina e Isabel Marques. Após o intervalo, acontecem oficinas concomitantemente:
Oficina 1 – A poesia do corpo: percursos coreográficos a partir de João Cabral de Melo Neto – Luciana Carnout
A partir do diálogo entre a metodologia dança significativa e obra de João Cabral de Melo Neto, a oficina busca poetizar as memórias do corpo, a sua relação com a identidade e suas escritas no espaço como estratégias para composição coreográfica.
Sobre Luciana Carnout: Mestre em Ciência da Arte pela UFF e pós-graduada em Arte Cultura e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Bacharel em Dança pela UFRJ (2006) e licenciada em Educação Artística (2008). Qualificada como Profissional em Dança pelo Sindicato dos Profissionais da Dança/ RJ. Foi bailarina do projeto Ateliê Coreográfico (2009), dirigido por Regina Miranda. Dirigiu o espetáculo de dança Um Lance de Dados.Trabalha como preparadora corporal e diretora de movimento em espetáculos teatrais. Coordenadora e professora do Curso Técnico em Dança da Rede FAETEC/RJ e, desde a origem da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch atua como intérprete e assistente.
Oficina 2: Danças populares e urbanidades – Victor Garcia e Hugo Oliveira
A cidade do Rio de Janeiro é um grande centro onde diversas culturas convergem. Uma rápida observação no passado recente da cidade demonstra uma quantidade enorme de manifestações culturais reaparecendo ou sendo trazidas de outros estados e até de outros países. Também é possível observar novas expressões culturais nascendo e flexibilizando o cenário urbano atual.
A partir desse contexto a oficina danças populares e urbanidade convida os corpos a um passeio pela multiplicidade cultural da cidade do Rio de Janeiro, a fim de chamar a atenção dos participantes para o diálogo cultural que ocorre entre tradição e contemporaneidade e seus desdobramentos sociais.
Sobre Victor Garcia: Licenciando em Dança, pela UFRJ. Intérprete criador nas companhias: Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (2008), Companhia Folclórica do Rio – UFRJ (2012), PADE/UFRJ (2012). Músico: PADE/UFRJ (2012).
25.Espetáculos: Teatro Angel Vianna; Ah Saudade, Riojaneirices, Fuga, Divinas, Abayomi, Presente. Teatro Cacilda Becker; Riojaneirices. Teatro Glauce Rocha; Axéi o Eixú. Teatro João Caetano: “Enquanto escrevo”, Tamo junto”.Festivais Internacionais: “World Under Kizzera” Polônia, 2015, “Festival de Dança Patricia Aulestia”, México, 2015.
Sobre HUGO OLIVEIRA é dançarino, pesquisador e produtor na área de Danças Urbanas, tem formação em Comunicação Social, é Mestre em Cultura e Territorialidade com tema a dança do Passinho pela Universidade Federal Fluminense. Foi dançarino do Grupo de Rua de Niterói do coreografo Bruno Beltrão, com apresentações e workshops realizados pela França, Alemanha, Portugal, Bélgica, Holanda,Suíça, Korea do Sul, Dinamarca entre outros países. Atualmente, dedica-se a realização projetos artísticos, a comissão do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro e ao coletivo Bonde do Jack.
Oficina 3 – Dança Significativa: Proposta de aula – Rosane Campello e Bruna Campello
A oficina pretende trazer aos profissionais da dança educação, um aprofundamento da prática em sala de aula, tornando empírica a teoria. O corpo na pré escola é um desafio diário de quebra de paradigmas e um possível e amplo canal de cognição. Para isso, utilizaremos a metodologia Significativa guiando nossa oficina. Afim de buscarmos novos olhares e possíveis formas de lidar com esse universo.
Sobre Bruna Campello: Atriz. Licenciada em Dança pela UniverCidade – Ipanema. Cursou Pós-graduação em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e, na Faculdade Angel Vianna, cursou Preparação Corporal de Atores.Fez diversas participações em programas humorísticos da TV Globo, como “Os Caras de Pau”, “Zorra Total”, ”Junto e Misturado”. Já fez participações também no “Fantástico” e, recentemente, na novela “Império”. Foi selecionada para o Prêmio Multishow de Humor 2015 e está classificada para etapa semifinal do programa. No Quadro “QUEM CHEGA LÁ?” No Domingão do Faustão é finalista onde a decisão ocorre domingo 17/05. Está em cartaz com a peça Pé na Porta Comedy Show, ao lado de Léo Castro e com direção geral de Fernando Caruso.
Já realizou diversos trabalhos de direção de movimento, como na peça “Desapego”, “A Árvore dos Mamulengos”, “Utopia a Cidade dos Sonhos” e “2 nas 11”, todas do Grupo Clã de Nós, fundado por ela e Léo Castro, em 2007. Possui oito prêmios de melhor atriz em Festivais Nacionais de Teatro. Há 15 anos é assistente de direção dos espetáculos da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. Em 2013, esteve em cartaz por oito meses consecutivos com a peça “Tô Duro, Mas Tô Em Cena”, recorde de bilheteria do horário no Teatro Miguel Falabella. É sócia e produtora da empresa A4 Produções Artísticas, onde supervisiona todos os projetos culturais da mesma.
Sobre Rosane Campello : Mestre em Ensino das Artes Cênicas pela UNIRIO. Pós graduada em Didática do Ensino da Dança pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade. Pós Graduada em Metodologia do Ensino pela Faculdade Souza Marques. Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, fez duas extensões em Nova Iorque, onde estudou Técnica Rommett, Jazz, Street Dance e Preparação Física para bailarinos. Professora convidada da Pós-graduação em Didática e Ensino da Dança -Univercidade Professora da Rede FAETEC, na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, onde coordena Núcleo Educacional Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch. Idealizadora do primeiro curso Técnico em Dança da Rede FAETEC de ensino.
Os momentos vivenciados no Seminário culminam numa roda de conversas e trocas sobre a experiência.
Data: 18 de outubro de 2018 Horários: 10h - 12:30h: Conferência de abertura. 14h - 16h: Oficinas 16h - 17h: Roda de conversas e trocas. Valor do Ingresso: Gratuito. Classificação: 14 anos
