
IV Ciclo de Vivências com mestres da cultura de matriz africana com Tia Maria do Jongo | Grupo Quilombismo
O Ciclo de Vivências com mestras e mestres da cultura de Matriz Africana do grupo Quilombismo é uma ação de reconhecimento ao legado construído e mantido pelos nosso ancestrais e pelos nossos mais velhos! Em outras palavras, é uma ação de agradecimento à resistência negra.
No ano de 2018, chegamos à quarta edição do Ciclo. Em nossa vivência, propomos uma tarde de aprendizados e experiências através de roda de conversa, histórias, músicas e danças conduzidas pela mestra. Nosso objetivo é que, através de um dia de convivência direta com a mestra/mestre, possamos fomentar a identificação com nossas raízes, propagando a importância dos nossos mais velhos na nossa continuidade. Além disso, desenvolver nosso senso de pertencimento e estarmos mais conscientes de nossos valores históricos.
Tia Maria dispensa apresentações, mas relembremos alguns pontos, pois são quase 100 anos…
Tia Maria de Lourdes Mendes nasceu na rua da Balaiada em 30 de dezembro de 1920. Filha do pioneiro Zacarias e de Etelvina, teve nove irmãos que, juntos, fundaram o Império Serrano, entre os quais Sebastião Molequinho,Tia Eulália, Dona Conceição e João Gradim. Tia Maria saiu na Ala das Baianas da agremiação durante toda a vida. Desde pequena, assistia aos jongos e macumbas na Serrinha, embora seja católica praticante. Em 1977, foi convidada por Mestre Darcy para entrar no grupo Jongo da Serrinha. A partir daí, nunca mais parou.
Querida por todos, Tia Maria faz lembrar o clima familiar da Serrinha. Nos últimos anos, sua casa tornou-se o local de confraternização do grupo, que ali ensaia e festeja antigas tradições como a feijoada em homenagem aos pretos-velhos no dia 13 de maio, a distribuição de doces de São Cosme Damião no 27 de setembro e as rodas de jongo em seu quintal. De alguns anos para cá, além de dançar maravilhosamente, Tia Maria passou a compor pontos de jongo e a cantar nas apresentações.
Data: 6 de outubro de 2018 Horário: Sábado, às 14h Valor do Ingresso: Todos terão direito à meia entrada no valor de R$ 30,00. Classificação: Livre Duração: 4 horas
