SILVA | Cia Clanm – 28 a 30 de setembro

Silva | Cia Clanm 

 

A Cia.CLANM recorre à mitologia afro-brasileira ao se inspirar no Orixá Tempo para abordar as “identidades coletivas e difusas” ligadas às grandes tragédias humanas.

Assim entram em cena referências aos jovens, negros, pobres, desaparecidos, mulheres e LGBTQIA’s além de uma reflexão sobre os dados alarmantes de mortalidade dessas populações ao redor do mundo. O que move a ação dramática são as perguntas: “Para onde vão os nossos Silvas? E por que somem nessas condições?

Sobre a Cia 

Criada em 2012, a Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento é um grupo de dança “afro contemporânea” que busca uma identidade suburbana singular em espetáculos de dança para um público popular. Abordam-se questões sociais através de uma narrativa artística transmídia que transita entre as artes performáticas, o audiovisual, a web art e a moda. Sua construção cênica problematiza questões sociais dialogando com parâmetros do entretenimento contemporâneo por meio de uma performance de visão ampla e holística que fuja aos limites das convenções de gênero, sempre buscando uma linguagem estética própria que atualize as referências da cultura afrodescendente no mundo.

Sobre o espetáculo “Silva”

A peça se baseia na mitologia da entidade Iroko, que segundo a tradição do candomblé é um orixá muito antigo.

Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo. Iroko, Iroco ou Roko (do iorubá Íròkò) é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponde ao Inquice Tempo na nação Angola ou Congo.

Em todas as reuniões dos Orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam diretamente na sua ação eterna. É um Orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios. É o Orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do Karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

Iroko representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc., representa também o seio da natureza, a morada dos Orixás.

Direção e coreografia: Fábio Batista; Produção de conteúdo: Thiago Engels; Preparação Corporal (intercâmbio): Zebrinha e Mário Nascimento; Preparação Vocal: Laura Canabrava; Preparação musical (Percussão): Kaio Ventura; Consultoria Musical: Rodrigo Brayner (FNS)  Elenco: Junior Andrade, Moisés Dias, Sabrina Sant’ana, Thalita Ferreira, Viviane Santos, Thiago Engels

 

Data: 28, 29 e 30 de setembro de 2018
Horário: Sexta e Sábado às 20h e domingo às 18h
Valor do Ingresso: R$30 inteira, R$15 meia
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min

 

Deixe um comentário