BorboletAmarELA é uma performance de dança que dialoga entre tradição e contemporaneidade, sagrado e profano, corpos e lugares, construindo uma história de um corpo nômade feminino, em contínua transformação. O símbolo da borboleta junta-se à dança de Orixás femininos, mistura-se com o mundo do samba carioca e do carnaval, acolhe símbolos do universo árabe e cigano, reformulando-se em uma gestualidade própria contemporânea, inspirada por memórias e pelos caminhos das mulheres no mundo.
Borboleta é metamorfose, é mudança e liberdade. Ser borboleta é ser um espírito livre que anda dançando pelos caminhos da vida e aprende e se transforma a cada pouso,levando as experiências de flor em flor, no fluxo, num contínuo de idas e vindas. Inspirado na figura da borboleta como símbolo de metamorfose, transformação e do feminino, o espetáculo traz uma dança que perpassa quatro cantos principais, marcados por objetos significativos, simbolizando o cotidiano, o sagrado, a multiplicidade e os muitos caminhos da vida das mulheres. Os objetos dialogam com o corpo dançante, que por sua vez está conectado e dialogando com a pulsação da percussão ao vivo, formando uma partitura de pergunta e resposta, de conexão som/movimento, onde cada pulsação reverbera no corpo.
O espetáculo explora as variedades das corporeidades Afro-brasileiras, entendidas em um sentido mais amplo, onde o símbolo da borboleta junta-se às memórias e experiências de vida que atravessam o espetáculo: a vivência dos rituais do Candomblé aflora em vários momentos, junto com a vivência do samba e do Carnaval carioca. Ao mesmo tempo, os elementos da natureza estão muito presentes, o encanto da cigana aparece, assim como o vento de Iansã e as águas de Oxum.
Esse trabalho autoral vem sendo pensado e criado desde 2012, e nele a experiência anterior com a dança Afro foi se juntando a outras corporalidades que aos poucos foram atravessando a vida da autora e dançarina Fabiana Eramo.
Data: 5, 6 e 7 de outubro de 2018 Horário: Dias 5 e 6, 20h e dia 7 às 18h Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) Público alvo: Público diversificado, masculino e feminino, de todas as idades, classes, cores e credos, pois as linguagens da dança e do tambor são universais e atingem cada um sem distinção. Ao mesmo tempo, o espetáculo atinge um público específico interessado em cultura Afro e popular brasileira, assim como em questões do feminino. Classificação: Livre
