Aos Sábados Danço

ENSAIO ABERTO 3.jpg
Fotógrafo: Divulgação Núcleo de Dança para Atores

OFICINA CORPO VISÍVEL E INVISÍVEL – O Movimento Invisível e a Corporeidade da Fala / O Canto do Corpo – Uma Experiência Consciencial

 

OFICINA 1
CORPO VISÍVEL E INVISÍVEL – O Movimento Invisível e a Corporeidade da Fala

Entendendo a emoção como movimento corporal interno e a fala como reveladora de imagens, a oficina pretende estimular a relação e o diálogo entre esses “três corpos” (emoção, movimento e fala) e suas infinitas possibilidades.

Toda a oficina se baseia no trabalho desenvolvido por Dudu Gama com os atores-intérpretes do Núcleo de Dança para Atores, onde atua como diretor e orientador teatral há 18 anos nos seus espetáculos.

OFICINA 2
CORPO VISÍVEL E INVISÍVEL – O Canto do Corpo – Uma Experiência Consciencial

A oficina O Canto do Corpo – Uma Experiência Consciencial une exercícios da Técnica de Alexander, assanas e pranaiamas da Yoga, vocalizes, exercícios rítmicos e repertório, com o objetivo de potencializar o estado de presença do artista na cena.

Tendo no controle da respiração a base de todo o processo, a oficina também estimula a percepção auditiva através das notas musicais, além da experimentação prática de performances artísticas em conjunto e solo.

Sobre o ministrante:

O Núcleo de Dança para Atores surgiu em 2000 a partir de inquietudes artísticas dos profissionais e professores da secular Escola de Teatro Martins Penna-RJ, Armando Nesi, Arabel Issa, Dudu Gama e Roberto Lima para dar continuidade à pesquisa, investigação e elaboração de um pensamento sobre o corpo expressivo do ator aliado à dança, iniciado nas aulas de Expressão Corporal, Dança e Interpretação durante o curso.
Desde a primeira formação até hoje, o Núcleo compreende 25 atores-intérpretes formados na Martins Pena, com diversas temporadas e participação em festivais com os espetáculos “Sopro”, “Nossos Espaços Vazios” e “Crianças de Terezín”, entre outros. Recentemente foi agraciado pela ALERJ com o Diploma Heloneida Studart por sua importância artística e cultural para o estado do Rio de Janeiro.

OFICINA 1:
Dudu Gama é ator e diretor formado pela UNIRIO e premiado em diversos festivais nacionais de teatro. Foi Professor de Interpretação da Escola de Teatro Martins Penna de 1997 até 2016 e dos Ciclos de Leitura Dramatizada do SESC Nacional em diversos estados do país.
Na área de dança, atuou como orientador teatral da Companhia de ballet da Cidade de Niterói-RJ, em comissões de frente de escolas de samba do RJ e participa do Núcleo de dança para Atores desde sua formação há 18 anos até hoje.

OFICINA 2:
Zéza é ator, cantor e compositor formado na Escola de Teatro Martins Penna, com formação também em Comunicação Social/Publicidade pela ESPM, e em Música/Canto pela Escola Técnica de Música Villa-Lobos e Percussão pelo Núcleo Rio Maracatu.
Como ator participou dos espetáculos O Mar Serenou – Um Conto de Areia, Orlando! e Fé na Parada (dir. Ernesto Piccolo), entre outros, além de participações em novelas na TV. Há 2 anos integra o Núcleo de Dança para Atores, sob direção de Roberto Lima.
Foi Professor de Canto da Lona Cultural Jacob do Bandolin e do Som & Arte Aprendizado Cultural, e é Preparador Vocal dos grupos teatrais A Confraria do Impossível, Os Arteiros e Cia. Abraço da Paz, e vocalista da banda BLA / Brasil Latino América.

ATIVIDADE GRATUITA

Inscrições:

Oficina Corpo Visível e Invisível

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto de 2018.
Data: 01, 08 (OFICINA 1), 15 e 22 (OFICINA 2) de setembro.
Horário: 16h às 18h30
Ministrante: Dudu Gama (OFICINA 1) e Zéza (OFICINA 2)
Público alvo: Atores, cantores, bailarinos, artistas em geral 
e pessoas que gostam de cantar.
Classificação etária: 16 anos
Vagas: 30

Deixe um comentário