I Semana Criadores Negros na Dança: reflexão e visibilidade – 28 de abril

 

programação-dia 28

Oficina de Dança Negra Contemporânea – Teoria e Prática com Luiz Monteiro

A partir das Danças Afras (Primitiva, Brasileira e Contemporânea), pretende apresentar de modo panorâmico, teórico e prático, a pesquisa que vem desenvolvendo sobre Dança Negra Contemporânea baseada, principalmente, na filosofia geradora do trabalho artístico da Cia Rubens Barbot – Teatro de Dança e, de modo singular, o universo de criação do mestre da dança negra nacional Rubens Barbot.

Data: 28/04
Horário: 10h às 11:30h
Ministrante: Luiz Monteiro
Público alvo: estudantes de dança e público em geral.
Classificação: a partir de 12 anos


Oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira com Mestre Dionísio

O mestre-Sala e a Porta-Bandeira são os portadores e guardiões do símbolo sagrado da escola de samba: o Pavilhão, que antigamente era de responsabilidade do Porta-Bandeira e ou Porta-Estandarte. Nesse sentido, a oficina se propõe a aplicar tais ideias e conceitos, para construção de movimentos na qual o corpo e suas possibilidades de produção são o conteúdo fundamental, tendo por base os limites e conhecimento dos participantes sobre seu próprio corpo  e sua gestualidade, não sendo necessário o conhecimento prévio da dança, ou mesmo da cultura do carnaval.

Data: 28/04
Horário: 14h às 15:30h
Ministrante: Mestre Manoel Dionísio
Público alvo: interessados em geral.
Classificação: a partir de 7 anos

Janelas para Carolina

Sinopse: Intervenção coreográfica com o Coletivo Muanes Dançateatro sobre a obra de Carolina Maria de Jesus com leituras dançadas dos livros Quarto de Despejo e Diário de Bitita.

Direção: Denise Zenicola  

Com:  Débora Campos,  Gika Alves, Isa Oliveira e Álvaro Santos.

Participação dos Residentes do CCORJ:   Tainá Louven, Karol Skitini, Letícia Pantoja.

 

Data: 28/04
Horário: 15:30h
Duração: 30 min
Classificação: Livre

 

Batalha dos Quebradeiras

Sinopse: Tradicional batalha de passinho que reúne competidores de algumas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Oportunizado pelo Prêmio Cultura Mais Diversidade o evento acontecerá no Teatro Angel Vianna.

Release: Tradicional batalha de passinho que reúne competidores de algumas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Oportunizado pelo Prêmio Cultura Mais Diversidade o evento acontecerá no Teatro Angel Vianna. Invasão de dançarinos de todas as partes do Rio de Janeiro, a rivalidade entre comunidades fica acirrada dando nome ao evento que tem no palco os verdadeiros quebradeiras do passinho em busca de apresentar o melhor do passinho, mas sempre com uma rivalidade sadia e de amizades entre os dançarinos.

Coordenação: Rafael Rodrigues.

Data: 28/04
Horário: 16h às 20h
Classificação: Livre
Duração: 4 horas
Valor: Gratuito 

Roda de conversas: Conexões Raízes e Antenas

Sinopse: Espaço dedicado à reflexão sobre as múltiplas influências negras no passinho. O objetivo é chamar os competidores da Batalha dos Quebradeiras para uma conversa criativa favorecida pela parceria entre a produção do evento e o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

Participações: Michael Quebradeira, Thamires Candida, Cebolinha, Rafael Rodrigues, Vinicius Rodrigues, dentre outros.

Data: 28/04
Horário: 20h às 21:30h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito 

Deixe um comentário