O Ciclo de Oficinas Livres consiste na integração de oficinas livres que terão como fio condutor um determinado tema. Estes ciclos têm como objetivo oferecer atividades para estudantes e profissionais da área de dança com intuito de fomentar experimentações e discussões pertinentes à prática da dança. As oficinas serão ministradas pelos residentes do Centro Coreográfico como contrapartida ao Programa de Residências Artísticas.
Para integrar o ciclo, o participante deve ter disponibilidade para participar de todos os encontros.
No Ciclo Ferramentas para Composição e Criação em Dança serão oferecidas as seguintes oficinas:
Oficina Dançar na Moita com Marcela Levi e Lucía Russo|Improvável Produções
Release: Um corpo pode ser transtornado, alterado por outros (in)visíveis? Experimentaremos o corpo enquanto espaço de troca, tráfico, contágio e intercâmbio. Propomos um encontro em que a coexistência e a conversação podem se dar justamente e somente pelo fato de haver a possibilidade do choque, do corpo a corpo, do cara a cara com o (in)visível.
Oficina Corpo Paisagem: treinamento físico e de criação com Ana Kavalis
Release:Oficina de treinamento físico e de criação baseada na ideia de corpo paisagem e inspirada no treinamento do Body Weather criado pelo mestre de Butô Min Tanaka. O corpo paisagem é o corpo entendido como matéria. Matéria disponível, perceptiva, sensível e transformável, carregada pelas imagens internas provenientes da nossa percepção do mundo, dos sentidos, da memória.É o terreno onde a imagem pode acontecer como gesto, movimento, silêncio, som, vibração, espaço, tempo. É o corpo acontecendo e o corpo como acontecimento. Através de um aquecimento em grupo com diversos exercícios e improvisações individuais ou em duplas e da prática consciente de um tempo não cotidiano, procura-se abrir espaços antes não explorados no corpo, onde possa surgir o movimento, a emoção ou as imagens. Também procura-se o desenvolvimento da nossa capacidade para deixar o imaginário acontecer e nos transformar sem premeditação nem pré-julgamento, permitindo assim que a imagem, entendida como espaço interior, possa emergir à superfície como acontecimento físico. O conceito de Body Weather criado por Min Tanaka nos anos 80 no Japão propõe a ideia de um corpo entendido como força natural, não só conectado aos processos da natureza, da vida e da morte, mas também sensível aos estímulos externos. É um corpo em constante transformação e mudança, assim como muda o tempo. O tempo entendido não como forma abstrata mais como fenômeno natural.
Oficina Contato e Manipulação de Objetos com Júlia Franca
Release:Voltada para a relação entre pensamento e ação do corpo com os objetos, a aula explorará as diferentes possibilidades do jogo cênico usando a dança e elementos do circo para explorar as possibilidades do corpo todo e suas partes estimulando a criatividade da manipulação do objeto, o improviso e a criação a partir dos movimentos sugeridos por essa relação.
Oficina de Técnica Criativa com Tamara Catharino
Release:O curso terá como finalidade desenvolver as possibilidades no intérprete criador e com isso terá uma estrutura pedagógica baseada na Técnica criativa da Helenita Sá Earp. Esta, uma técnica aberta, com finalidade de delimitar, mas sem limitar seu transmissor fornecendo estímulos ao aluno para que esse possa descobrir em si e, com
outras corporeidades, suas potencialidades.
Oficina Deslocáveis com Rodrigo Maia e Tony Heverton
Release:Algo sobre deslocamentos… O corpo seus territórios, fluxos, limites, escassez, porosidades, vulnerabilidades, objetos e afetos dos mais variados.
Oficina Eu urbano, Eu contemporâneo, Eu danço com Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança
Release:Neste workshop você terá como parceiro a dança contemporânea. A dança urbana e sua liberdade como instrumento e não como resultado final. As propostas de movimento serão dadas como um vocabulário para criar diferentes frases e estruturas, juntamente com a exploração da improvisação – todas as quais podemos usar posteriormente para “realizar”, “desenhar ” , “experimentar ” e etc…. Vamos explorar situações como dançar em grupo, duplas, trios e dançar sozinho. Este workshop abrange muitos níveis de conhecimento em técnicas e dança. Você só precisa estar aberto para explorar ideias de movimento e encontrar interesse e prazer através do processo
Oficina Desfocar para Ver com Alice Ripoll
Release:Nesta oficina abordarei alguns elementos que considero importantes na minha maneira de coreografar como escuta, reconhecimento de uma linguagem e semelhanças afetivas. Solicito que os participantes tragam aprox. um minuto de alguma pesquisa de movimento prévia (coreografada ou improvisada).
sobre os ministrantes:
Marcela Levi e Lucía Russo|Improvável Produções – A coreógrafa carioca Marcela Levi e a coreógrafa argentina radicada no Rio de Janeiro, Lucía Russo fundaram em 2010 a Improvável Produções. Levi & Russo apostam em um projeto de autoria compartilhada, em uma direção artística que aponta para um regime de sentido aberto em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva e não como polaridades contraditórias e autoexcludentes.
Ana Kavalis é uma artista das artes cénicas. Nascida em Havana, Cuba, no 1996 emigra a Montevidéu, Uruguai e desde o 2004 reside em Berlim. Formada em dança na academia de Narciso Medina na Havana, e em teatro na E.M.A.D em Montevidéu, desde o 2007 se desenvolve como Solo-performer. Seus trabalhos transitam na fronteira entre a dança, a performance e o teatro. Neles são questionados diversos temas relacionados à morte, à identidade, à memória e à performatividade do texto, do corpo e do relacionamento com o público.
Julia Franca é CMA – Certified Movemet Analyst, artista circense, bailarina contemporânea e educadora do movimento. É Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes – UFF, pós-graduada em Sistema Laban/Bartenieff pelo LIMS – Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies – NYC , licenciada em dança contemporânea pela mesma faculdade, e formada na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. Atualmente, leciona a disciplina Técnica de Manipulação de Objetos no Curso Técnico da Escola Angel Vianna e é professora substituta da Graduação em Dança, DAC- EEFD, da UFRJ.
Ao longo dos últimos 10 anos, ela vem aplicando diferentes aspectos do LMA – Laban/Bartenieff Movement Analysis a um estilo único de dança-acrobática, combinando pesquisas teóricas e práticas numa expansiva possibilidade de criações performáticas e metodologias de ensino/aprendizagem entre coreografia, dança-teatro, circo, vídeo-danças, e colaborações interdisciplinares.
Tamara Catharino Formada em Bacharel em Dança pela UFRJ, onde participou de projetos internos como Cia
Contemporânea na UFRJ, com temporadas de shows pelo Estado do Rio de Janeiro e pelo projeto VideoDança como produção de vídeo e Repercussão para festivais nacionais e internacionais. Dançarina profissional e membro da Caetano Cia de Dança e Cia Flores, onde participou no Festival de Autor de Trobles em Lyon / França, 2014. Formação em Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Hip Hop e contemporâneo. Em 2015 ele participou de Alvin Ayle e Broaday Dance Center em NY. A partir de 2016 passou a integrar a empresa Grupo de Rua do Bruno Beltrão
Rodrigo Maia – Dança, teatro e performance. Diretor de movimento, preparador corporal. Criou as performances “panoealgodão”; “entrelugares” e “algum início” apresentando no Brasil e em diferentes países da América Latina. Pós-graduado: Especialização do Ensino da Arte: UERJ/EAV. Pós-graduado e Preparação Corporal nas Artes Cênicas: Faculdade Angel Vianna. Colaborador artístico dos projetos: “Croatã” e “Fronteiras”, projetos internacionais que trabalham: artístico, social, educacional e ambiental.
Tony Hewerton – Graduação: Licenciatura em Dança, UNIVERCIDADE. Foi assistente de direção do Grupo Ceifa de Dança-teatro – Brasil, Senegal/África. Trabalhou com Esther Weitzman em: Territórios, Por minha parte e Presenças no Tempo. Participou do espetáculo 100 gestos – Prêmio de melhor elenco pela Associação dos Críticos Paulistas. Interprete-Criador na Peça de dança Mordedores de Marcela Levi e Lucia Russo. E também, assistente de coreografia da Ópera Fidelio, direção de Alberto Renault.
Companhia Urbana de Dança hoje é uma das mais atuantes companhias na cidade do Rio de Janeiro. Dirigida por Sonia Destri lie, com 8 dançarinos negros, buscam na linguagem urbana e nas técnicas contemporâneas o
caminho para suas criações. Desde 2005, ano da sua formação, já fez longas temporadas na França, na Itália, mas principalmente nos Estados Unidos onde foi considerado ‘ O futuro da dança urbana “pelo Encore Magazine e
frequentou as listas dos “10 mais “ por dois anos no The New York Times.
Alice Ripoll é coreógrafa, intérprete e diretora de movimento para peças teatrais. Atualmente dirige a Cia REC, que conta com os trabalhos mais recentes a performance “aCORdo” e o infantil “pé de vento cabeça no chão”; e a Cia SUAVE, com os espetáculos “Suave” e “Cria”. Seus trabalhos tem sido apresentados em diversos festivais no Brasil e no exterior
ATIVIDADE GRATUITA
As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de maio ás 12h.
DEVIDO PROBLEMAS NA PLATAFORMA WORDPRESS:
Copie o link abaixo e cole na barra de endereços do seu navegador para abrir o formulário de inscrição dessa oficina:
https://goo.gl/forms/5p03GA9kahgRFlub2 – NÃO CLICAR DIRETAMENTE NO LINK
Datas: 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de maio de 2018, terças e quintas*
É necessário que o participante tenha disponibilidade de participar de todos os encontros.
Horário: 10h às 12:30
Ministrante: Marcela Levi e Lucía Russo|Improvável Produções, Ana Kavalis, Júlia Franca, Tamara Catharino, Rodrigo Maia e Tony Heverton, Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança e Alice Ripoll.
Público alvo: estudante e profissionais da área de dança e artes cênicas em geral
Classificação etária: a partir de 16 anos
Vagas: 30
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai
LEIA COM ATENÇÃO – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:
– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.
– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.
– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada
-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.
– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357
– Só será permitida a entrada até 10 minutos após o início da oficina.
DO ENCAIXE EM OFICINAS:
– NÃO HAVERÁ ENCAIXE NESSA OFICINA. OS PARTICIPANTES SERÃO SELECIONADOS MEDIANTE ANÁLISE CURRICULAR.
