As oficinas de Mélanie Demers são projetadas para criar um território onde encontros reais são possíveis. Adaptado de acordo com o contexto e necessidades do grupo, as aulas são laboratórios para experimentar e arriscar em um ambiente seguro. Mélanie Demers gosta de investigar o papel do dançarino e da arte na sociedade. As oficinas visam proporcionar um campo de jogos adequado para artistas explorarem sua “mitologia interna” e desenvolver um processo criativo que vem do interior e reflete no exterior.
Cada sessão normalmente começa com uma discussão e continua com uma aplicação física das preocupações levantadas na discussão. Então, as improvisações guiadas assumem o controle e o processo está em movimento. As sessões são conduzodas em um espírito de comunidade e experiências compartilhadas. As oficinas abordam a importância da responsabilidade individual dos artistas para se conectar com seu potencial criativo e apropriação do movimento e do discurso. Aqui, agora ou nunca.
sobre a ministrante:
Mélanie Demers é uma coreógrafa, amante das palavras, cinéfila e viciada em arte, moradora de Montreal onde fundou a companhia de Dança MAYDAY em 2007. Tendo estutado Literatura e Teatro, Mélanie Demers continuou sua carreira profissional treinando como dançarina em LADMMI. Se formou em 1996 e começou sua carreira trabalhando com coreógrafos iniciantes antes de entrar para O Vertigo, com quem ela colaborou por quase dez anos. Em paralelo, ela desenvolveu e construiu sua arte como criadora.
Seu trabalho tem encantado com sua originalidade, intensidade e complexidade, explorando as zonas mais profundas e obsucuras da condição humana. Envolvida socialmente como artista, Mélanie Demers viajou ensinando dança por países como Quênia, Nigéria, Brasil, Haiti, entre outros. Suas viajens contribuíram para abordar questões políticas e estimular o debate de ideias em seu trabalho. Les Angles Morts (2006), Sauver sa peau (2008), Junkyard/Paradis (2010), Goodbye (2012), MAYDAY remix (2014), foram todos criados sob essa perspectiva. Ultimamente WOULD (2015), ganhou o Prêmio CALQ como melhor coreografia, destacando a excelência artística de um trabalho apresentado em Québec. Atualmente, MAYDAY está em turnê com Animal Triste (2016) e Icône Pop (2016) pelos dois lados do Oceâno Atlântico.
Até hoje, Mélanie Demers coreografou 20 trabalhos que circularam por 30 cidades pela Europa, América, África e Ásia.
ATIVIDADE GRATUITA
As inscrições podem ser realizadas até o dia 01 de março de 2018.
Data: 06 e 08 de março de 2018
Horário: 10h ás 12h
Ministrante: Mélanie Demers
Público alvo: profissionais e estudantes avançados de dança
Classificação etária: 18 anos
Vagas: 20
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai
LEIA COM ATENÇÃO – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:
– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.
– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.
– DEVIDO A E ESPECIFICIDADE DO PÚBLICO ALVO, SÓ SERÁ PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO NESTA OFICINA O INSCRITO QUE ESTIVER COM O NOME NA LISTA DE PRESENÇA
– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada
-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.
– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357
– Só será permitida a entrada até 10 minutos após o início da oficina.
