APROXIMAÇÕES COREOGRÁFICAS | D.O.A. e Grupo Arkhétypos – 03 a 05 de novembro

Aproximações Coreográficas é um novo projeto do Centro Coreográfico que busca aproximar artistas de diferentes lugares por meio da pauta compartilhada no Teatro Angel Vianna. As aproximações desta primeira edição dão relevo à qualidade de produção em Dança no meio acadêmico, propiciando diálogos entre Dança e outras linguagens artísticas. Convidamos então, para assistir aos Grupos: D.O.A. (UFRJ) e Grupo Arkhétypos (UFRN).

 

CorpoAr | D.O.A. Dança e Outras Artes

CorpoAr é inspirado numa das atividades mais naturais do homem: a respiração. O respirar se coloca como o limiar da vida e do movimento de um corpo. Do corpo que sufoca, do corpo que toca, do corpo que esvazia a si e preenche o espaço. o trabalho baseia-se numa metodologia teórico-prática a partir de um pensamento que objetiva unir a teoria, o ensino e a prática de Dança. Neste sentido busca-se aproximar a prática de aula e a criação artística a partir da ideia de que o ato de dançar não separa o ato criativo do ato técnico, sobretudo, quando regido pelo pensamento de que o fazer na dança é imbuído de um engajamento sensível, físico e criativo.

Histórico do Grupo:

O Projeto de Pesquisa D.O.A. – Dança e outras artes nasceu no Departamento de Arte Corporal – EEFD da UFRJ. O trabalho está em seu segundo ano e já participou de importantes eventos universitários e de editais de ocupação do Teatro Cacilda Becker e do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Neste ano entraram três novos alunos/pesquisadores e o trabalho ganhou novos contornos (tivemos mais desenvolvimento na pesquisa de movimentos). o projeto baseia-se numa metodologia teórico-prática a partir de um pensamento que objetiva unir a teoria, o ensino e a prática de Dança.

Direção: Lara Seidler

 

Gosto de Flor | Grupo Arkhétypos

Quatro homens falando de amor, quatro corpos que dançam suas memórias, suas dores, seus desejos e suas emoções. Entre eles uma flor, que é sentida, cheirada, saboreada, compartilhada e dilacerada num jogo de sedução e desejo… Bocas, corpos e saudades que deixam no ar um gosto de flor…

Histórico do Grupo:

O Grupo Arkhétypos teve início em março de 2010, como projeto de pesquisa e extensão da UFRN, sob a coordenação do Prof. Dr. Robson Haderchpek. Em junho de 2010 o Grupo estreou o seu primeiro espetáculo “Santa Cruz do Não Sei” que ficou em cartaz por dois anos se apresentando em Natal, em João Pessoa e Porto Alegre. Em maio de 2013 o Grupo estreou o seu segundo espetáculo “Aboiá”, prêmio Myriam Muniz de Teatro (2012), com temporadas em Natal, João Pessoa e Viena/Áustria. O terceiro espetáculo do Grupo, “Revoada” (2014) fez temporadas em Natal, Goiânia e Viena/Áustria. Em junho de 2015 o Grupo estreou o seu quarto trabalho “Fogo de Monturo”, dirigido pela Profª. Drª. Luciana Lyra (UERJ). Em fevereiro de 2017 o Grupo estreou “Amareelos” com direção de Nadja Rossana e em maio de 2017 o estreou o “Éter”. Em junho do mesmo ano estreou o espetáculo “Gosto de Flor”, produção mais recente do Grupo com direção da Profª Lara Rodrigues Machado (UFBA).

Direção: Lara Rodrigues Machado

 

Valor:  R$20 (inteira) e R$10 (meia)
 Data: 03, 04 e 05 de novembro de 2017
 Horários: Sexta e Sábado 20h e domingo 18h
 Local: Teatro Angel Vianna
 Classificação: 14 anos

Deixe um comentário