Stresse – Grupo DançaRio
“Tudo se baseia na intensidade, no ir e vir, na construção e desconstrução, na calmaria ou no caos, na civilidade ou selvageria, na ação e reação”. (Gilson Nascimento)
Estresse ou stresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
Baseando-se nessa definição, o novo exercício coreográfico do Grupo DançaRio – STRESSE – traz para o palco as inquietações de seis jovens dançarinos juntamente com os questionamentos dos diretores do grupo. Do caos a calmaria; do barulho ao silêncio; do conflito á harmonia; as composições coreográficas em STRESSE foram elaboradas livremente a partir de improvisos baseados nos comportamentos de cada dançarino e das reações aos estímulos que esses sofriam durante os ensaios.
Usando os fundamentos das danças urbanas como ferramenta de criação, e explorando toda a força e energia existente nos corpos dos dançarinos, essa pesquisa experimenta a estrutura primária dessa dança e traça um paralelo com a condição humana no que se refere à criação, influência, adaptação, ação, reação e transformação.
STRESSE traz a idéia do movimento constante, incessante, do corpo que precisa agir e reagir e estar sempre em estado de alerta, onde ao mesmo tempo sofre e exerce influência. As composições coreográficas em STRESSE originam-se dos sentimentos e instintos dos integrantes do grupo. Os corpos atuantes nessas composições estão em constante troca de informações e sentimentos que se estendem e se intensificam ao decorrer da performance, revelando diferentes relações e cumplicidade entre eles.
Dia 21 de Novembro, às 19:30
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira
Concepção: Gilson Nascimento
Intérpretes: Amaury Soares, Anderson Costa, Douglas Barreto (Doug), Izabella Xavier (Bella Mac), Rafael Fernandes (R2) e Vagner Souza
Técnico e concepção de luz: Gil Santos
Preparador cênico: Anderson Corrêa
Produtora/Agente: Astrid Toledo
