4TX – As Quatro Texturas – Afetos Sonoros
DANÇA – TECNOLOGIA – INTERATIVIDADE
Em um espetáculo dinâmico de 40 minutos, tres artistas (dois bailarinos e um músico) realizarão experiências analógico-digitais usando passos de sapateado em diferentes matérias: líquidas, sólidas, viscosas, granulares… Gerando assim texturas sonoras variáveis. Tais sons captados e processados em tempo real serviram de parâmetros diferenciais na geração de imagens procedurais.
Este espetáculo foi contemplado com o Programa de Fomento à Cultura Carioca 2014.
.
Dias 4 e 11 de Novembro às 17:30
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, O ENSAIO ABERTO DO DIA 11 DE NOVEMBRO FOI CANCELADO
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Direção artística, Coreografia e performance – Flávia Costa
Direção artística, manipulação sonora e visual – Negalê Jones
Performance: Lucas Santana
Produção Executiva: Cida de Souza
—-
Pé de Vento Cabeça no Chão – Cia REC
Criação e interpretação: Alan Ferreira, Alex Tavares, Leandro Coala, Liuz LA e Rômulo Galvão
Assistência de Direção: Anita Tandeta
Figurino: Raquel Theo
Assistente de figurino: Luisa Alves
Fotos: Renato Mangolin
Vídeo: Luiz Guilherme Guerreiro
Direção de Produção: Rafael Fernandes
Coordenação de Produção: Monica Bittencourt e Roberta Pisco
Assistente de Produção: Michelle Barros
Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e Rafael Machado Fisioterapia
—-
O Outro do Lado / Celui D’À Côté – Les Gens du Quai (França)
Juntos e cada em seu lugar, vamos tratar dos nossos impasses, dos nossos defeitos, de nossas fendas, de nossos nós, dos nossos erros, com nossa idiotice, nossa fisicalidade e nossas invenções de todos os tipos.
A vizinhança é a concomitância do real e do imaginário, aquilo que escutamos vem do lado, aquilo que imaginamos é frequentemente diferente daquilo que acontece de verdade. Os vizinhos estão, na vida quotidiana, geograficamente próximos uns dos outros em suas moradias. Às vezes, esta proximidade esconde uma imensa distancia que os separam. A questão é colocada a todo o momento. Às vezes ela é de curta duração, em outras ela dura uma vida, as vezes ela leva à guerra, em outras ao amor, ou ainda, as vezes esta questão jamais é posta. Em cena, cada um tem o seu espaço disposto. O corredor é comum. É lá que os encontros vão se desenrolar, sob todas as formas.
Dia 7 de Novembro, às 19h
Classificação: 16 anos
Ficha técnica:
Coreografia: Anne Lopez
Música: François Lopez
Produção: Juliana de Souza
Intérprete: Hichem Belhaj e Gaspard Guilbert
* Música original de François Lopez
—-
Work In Progress – Cia Urbana de Dança
A Companhia Urbana de Dança, dirigida por Sonia Destri Lie, é formada por jovens negros da cidade do Rio de Janeiro. E fazem uma pesquisa entre as linguagens das danças urbanas e as técnicas da dança contemporânea. Foram considerados o ” Futuro da dança urbana ” pelo Encore Magazine e estiveram presente na lista dos 10 melhores do The New York Times no ano de 2010 e na ficaram na lista dos 6 melhores do ano ( TOP 6 ) em 2104, também pelo The New York Times.
O reconhecimento do talento artístico vem sendo acompanhado por um compromisso com a formação de plateias e multiplicação das experiências em oficinas e workshops.
Dia 20 de Novembro, às 20h
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Direçao Artística e Dancing Designer : Sonia Destri Lie
Dançarinos:
Tiago Sousa
Andre Feijão
Jessica Nascimento
Johnny Britto
Miguel Fernandez
Raphael Russier
Rafael Balbino
Allan Wagner
Julio Rocha
Operador de luz e som : Ton Bernardes
Trilha Original : Rodrigo Marçal
Produçao : Destri e Sousa Produçoes Artisticas
—-
Stresse – Grupo DançaRio
“Tudo se baseia na intensidade, no ir e vir, na construção e desconstrução, na calmaria ou no caos, na civilidade ou selvageria, na ação e reação”. (Gilson Nascimento)
Estresse ou stresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
Baseando-se nessa definição, o novo exercício coreográfico do Grupo DançaRio – STRESSE – traz para o palco as inquietações de seis jovens dançarinos juntamente com os questionamentos dos diretores do grupo. Do caos a calmaria; do barulho ao silêncio; do conflito á harmonia; as composições coreográficas em STRESSE foram elaboradas livremente a partir de improvisos baseados nos comportamentos de cada dançarino e das reações aos estímulos que esses sofriam durante os ensaios.
Usando os fundamentos das danças urbanas como ferramenta de criação, e explorando toda a força e energia existente nos corpos dos dançarinos, essa pesquisa experimenta a estrutura primária dessa dança e traça um paralelo com a condição humana no que se refere à criação, influência, adaptação, ação, reação e transformação.
STRESSE traz a idéia do movimento constante, incessante, do corpo que precisa agir e reagir e estar sempre em estado de alerta, onde ao mesmo tempo sofre e exerce influência. As composições coreográficas em STRESSE originam-se dos sentimentos e instintos dos integrantes do grupo. Os corpos atuantes nessas composições estão em constante troca de informações e sentimentos que se estendem e se intensificam ao decorrer da performance, revelando diferentes relações e cumplicidade entre eles.
Dia 21 de Novembro, às 19:30
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira
Concepção: Gilson Nascimento
Intérpretes: Amaury Soares, Anderson Costa, Douglas Barreto (Doug), Izabella Xavier (Bella Mac), Rafael Fernandes (R2) e Vagner Souza
Técnico e concepção de luz: Gil Santos
Preparador cênico: Anderson Corrêa
Produtora/Agente: Astrid Toledo
—
Território Mulher com Monica Pimenta
Na expressividade do movimento, cada gesto registra no espaço suavidade e força, demarcando o território e a identidade de cada indivíduo.Encontro, troca, necessidade, pulsões que nos move.
.
Dia 21 de novembro, ás 17h
Classificação Livre
Ficha Técnica:
Coreografia e Interpretação: Monica Pimenta
—-
OCTO
Companhia – Projeto Meninos do Polo
Dia 22 de novembro, ás 18h
Classificação Livre
Ficha Técnica:







