Companhias residentes no Centro Coreográfico mostram um fragmento de seus processos de criação e logo após um bate papo com o público.
Dia 01 de novembro
Nova Criação de Marcela Levi & Lúcia Russo | Improvável Produções – às 17h30
Porque é que a gente vive num mundo com mais e mais conflitos e a reação das pessoas a esses conflitos é a busca pela pacificação? Será que existe uma linha de fuga entre o conflito mortal e a pacificação entre as pessoas?
Para turbinar essa pergunta nos aliamos ao escritor japonês Kuniichi Uno quando ele nos convida a pensar “A gênese de um corpo desconhecido”; à cantora Bjork quando canta “violently happy”; à Rimbaud quando diz: “eu é outro”: à Nijinsky quando escreve em seu diário: “Nós somos ritmos. Os sentidos se situam sempre sob a fronteira, face a face com a onda proliferante da diferença. Não há identidades, apenas ritmos”
Ficha Técnica:
Sombra e Luz – Meninos do Polo – às 18h10
Ficha Técnica:
Dia 02 de novembro
Tic-Tac – Cia Equa Sterios – às 17h30
Tic-Tac, primeira criação do coletivo, o titulo ilustra o som que traduz o marcar do tempo, tic-tac, tic-tac, tic-tac…expressão lúdica e universalmente conhecida relacionada ao tempo que passa.O tema inicial desse trabalho veio da noção de distração:A distração como diversão e a distração como falta de atenção. Distração, como diversão e lazer, muito presente em nossas vidas e sempre desejada.Trabalharemos à partir dos estímulos ligados à percepção e vivência da distração (lazer e dispersão) e do tempo.
Exploraremos a noção do tempo como tempo preciso, racional e a noção de tempo subjetivo, abstrato. Passando por diferentes abordagens como o tempo musical, o tempo na dança, o tempo enquanto divisão em presente, passado e futuro, o tempo do relógio circadiano que é responsável pela adaptação do nosso organismo aos períodos de luz e escuridão do dia, o tempo determinado pelo relógio…Como a sua percepção pode ser extremamente particular, individual e como ela pode ser afetada por fatores externos e psicossomáticos.
FICHA TÉCNICA
Diretores Diego White/Fabio Castro/Wallace Costa
Diretor artístico Diego White
Produção Astrid Tolledo
Bailarinos – Bruno Paiva,Vitor Frota,Ricardo Salomão,Rodrigo Franklin,Fabio Castro,Wallace Costa
Sonoplastia – Diego White
Eu vejo a vida cor de rosa – Cia Livre Acesso – às 18h10
Eu vejo a vida cor de rosa é uma pesquisa de linguagem inclusiva de movimentos em dança contemporânea através da partilha de experiência entre pessoas cegas,de baixa visão, atores e dançarinos com visão, onde buscamos uma proposta cênica que coloque o corpo e a diferença como focos centrais. É a poesia de suas vidas transformadas em movimentos de dança no espaço cênico.A intenção dos gestos é a brincadeira, o desejo, a alegria e o afeto.Utilizamos o banco como elemento cênico pois além de compor a cena, ele serve também como referencial de orientação para as pessoas sem visão
FICHA TÉCNICA
Direção Geral – Helena Tojal
Direção Artística e de Movimentos – Leila Abrahão
Intérpretes – Álexis Diogo; Chico Chagas; Cláudio Moreno; Delphina Guimarães; Eva Bispo; Paulo Quintella; Rarine Maira; Regina Poubel.
Supervisão de Movimentos de Dança de Salão – Paulo Quintella
Trilha Sonora – Ja Munhoz
Produção – Cia Livre Acesso
I.R Dança Que Segue|(O que Você Pensa Sobre dança?) – Grupo DançaRio – às 18h50
A peça I.R-Dança Que Segue (O Que Você pensa Sobre Dança?) aborda a questão das diferentes opiniões, olhares e entendimento dos espectadores a respeito das composições artísticas em dança. Esse trabalho é uma tentativa de trazer (e/ou mostrar) o olhar do espectador sobre a estrutura de criação das obras de dança. Mas essa peça também permite que o público se deixe levar pela livre interpretação.
FICHA TÉCNICA
Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira
Performance: Amaury Soares, Anderson Costa, Douglas Barreto (b.boy Doug), Eduardo Reis (Cavanha), Hugo de Oliveira, Izabella Xavier (Bella Mac), Rafael Fernandes (R2), Sergio Menezes, Vagner Souza, Viviane Lopes, Wagner Faria
APÓS AS APRESENTAÇÕES DE CADA GRUPO, ACONTECERÁ 10 MIN. DE BATE-PAPO COM O PÚBLICO
Dias 01 e 02 de novembro de 2014
Sábado e Domingo às 17h30
Ingresso: R$ 1,00 (um real)
Classificação: Livre
Local: Teatro Angel Vianna– Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) – Metrô Uruguai (saída José Higino)
