O espetáculo Ìyá Omi se ancora na riqueza mítica do Orixá Iemanjá, Deusa das águas salgadas.
Na fala do povo brasileiro, são vários os nomes dados a Iemanjá, Rainha do Mar, Mãe D´água, Princesa do Oceano, Dona das Águas, Janaína, Inaê, Princesa Aiocá, Sereia, Iara, Sereia do Mar, Dandalunda, Caiala, Marabô, Dona Maria entre outros, o que indica o quanto Iemanjá é idolatrada e venerada como majestade, mãe e mulher. Iemanjá é a figura mítica que renova as esperanças dos pedintes no final do ano. Como água primordial ela tem o poder de anular o que é ruim e criar novas possibilidades. Não é por caso que o ritual do Ano Novo e o do “presente” de Iemanjá no Rio de Janeiro aparecem conjugados. A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco depositam no mar e na areia oferendas para a divindade.
O espetáculo entrelaça imagens simbólicas de Iemanjá e do Elemento Água oferecendo ao espectador informações sobre o mundo de Iemanjá, em uma conexão fecunda entre o espaço religioso e o espaço da natureza. De maneira estética, as imagens fluídas excitadas através das transformações contínuas dos movimentos e dos gestos, oferecem sensações e recordações que, certamente, povoam o imaginário popular.
FICHA TÉCNICA
Direção, roteiro e coreografia: Tatiana Damasceno
Pesquisa de movimento: Tatiana Damasceno e intérpretes criadores
Intérpretes criadores: Gabriela Luiz, Alcione Soares, Fernanda Gomes, Gizele Alves, Gabriel Canazaro, Mariana Campos.
Preparação corporal: Cia de Dança Contemporânea da UFRJ
Composição Música Iemanjá e canto: Xandy Carvalho
Percussão ao vivo: Xandy Carvalho, Marco Felippe e Pedro Brum
Elaboração de texto, Interpretação e canto: Gabriela Luiz
Iluminação: José Geraldo
Serviço
De 24 a 26 de outubro de 2014
Sexta e Sábado 20h e domingo 18h
Ingresso: R$ 20,00
Classificação: Livre
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) – Metrô Uruguai (saída José Higino)

