Em dezembro, o Centro Coreográfico abre as portas para o público carioca oferecendo oficinas, workshops e ensaios abertos de seus artistas e companhias que realizam residências no espaço. Durante a programação do Mês dos Residentes, o público poderá conhecer e vivenciar os processos criativos e as pesquisas de linguagens de alguns dos 28 artistas que ocupam as salas do Centro desde agosto deste ano.
A Companhia P-24 de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo JIKKAI – Dez Mundos. O espetáculo tem como pano de fundo a tradição budista medieval, especialmente ambientada no legado filosófico de Nitiren, monge que viveu no século XIII e reabilitou um dos textos sagrados mais clássicos do Budismo: o Lótus Sutra.
JIKKAI – Dez Mundos, é um espetáculo que se propõe a articular na cena coreográfica, atravessada pela dança contemporânea, a teoria budista dos Dez Mundos ou Dez Estados de Vida. O corpo dançante buscará neste trabalho da Companhia expressar a mesma fluidez dinâmica da essência humana (Kyo’gai) através dos 4 mundos inferiores (Jigoku, Gaki, Tikusho e Ashura) e dos 5 superiores (Nin, Ten, Shomon, Engaku e Bosatsu) chegando finalmente ao mundo da plenitude, vivido no corpo tomado pela dança de forma plena e fulminante: Butsu, o mais alto dos 10 mundos. Sob a direção do bailarino e coreógrafo Fábio Sanfer, JIKKAI – 10 Dez Mundos convida o público a uma viagem a partir de dois veículos: a sabedoria da filosofia budista e os diversos elementos e recursos da dança contemporânea.
FICHA TÉCNICA
Dia: 17 de Dezembro – Domingo
Classificação: 18 anos
Horário: 17h
Duração: 35 minutos
Obs: A Companhia P-24 propõe ao público um bate-papo ao final do ensaio.
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Estúdio 2
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)

